Copy
Leia as notícias que compartilhamos no mês de Fevereiro!
 
Percebemos que nos últimos meses as questões de direitos humanos relativas à justiça criminal têm ganhado destaque nos grandes veículos de mídia. São diversas as pautas: projetos como o da audiência de custódia e do fim da revista vexatória e as polêmicas discussões de reforma do código penal, fim do auxílio-reclusão, diminuição da maioridade penal e endurecimento da política anti-drogas. 

A diversidade de fontes especializadas nestes assuntos contempla autoridades públicas, pessoas em conflito com a lei, acadêmicos e organizações sociais que trabalham na luta pela efetivação de direitos. O ITTC, com anos de trabalhos em pesquisa e atendimento direto às mulheres presas estrangeiras, tem ganhado mais espaço para se posicionar como uma fonte relevante, tentando apresentar os desafios vividos pelas pessoas presas, egressas e seus familiares, além de mostrar como as políticas encarceradoras afetam toda uma sociedade. 

Confira abaixo os textos que produzimos, notícias com as quais colaboramos e outras que consideramos importantes compartilhar. 

Uma ótima leitura!

 
Fim do auxílio-reclusão: mais uma punição para mulheres
Artigo de Anderson Lobo da Fonseca, do programa Justiça Sem Muros, publicado no  Blog do Fred, coluna Interesse Público do portal Folha de S. Paulo. O texto discute o papel do auxílio-reclusão na vida das mulheres presas e das esposas de homens presos. Leia na íntegra.

O que é o indulto de Natal?
Gabriela Ferraz, coordenadora de advocacy do ITTC, concedeu em dezembro uma entrevista  ao programa Conexão Futura, do canal Futura, falando a respeito do indulto de Natal  e das saídas temporárias. Assista à entrevista.
Nota: “Defensoria só pode ajuizar ação coletiva em nome de hipossuficientes", diz juiz
Nota do ITTC a respeito da matéria publicada no site ConJur, sobre a decisão do juiz federal Ricardo A. de Salles, do Amazonas, extinguindo a proposta da DPU de implantação da audiência de custódia. Por Raquel Lima. Leia aqui.
 

"O desafio é nosso" - artigo de professor de direito da FGV, publicado n'O Globo

Nota do pesquisador Anderson Lobo sobre  artigo de André Mendes, professor da FGV, sobre a mudança de rumo do caso Pizzolato e o que isso diz sobre o nosso sistema prisional. Clique aqui e confira a nota e o artigo
As diferenças e semelhanças entre os sistemas carcerários do Brasil e dos Estados Unidos
O comediante John Oliver dedicou parte do programa “Last Week Tonight” para falar sobre a situação das prisões nos EUA. Aproveitamos para destacar algumas diferenças e semelhanças entre os sistemas carcerários norte-americano e brasileiro. Veja a nota e assista ao vídeo.
 
Letalidade policial, superpopulação carcerária e tortura são apontados em relatório da Human Rights Watch
Confira o artigo de Ricardo Campello, pesquisador do programa Justiça Sem Muros do Instituto, com considerações a respeito do relatório. Clique aqui para ler.  
Agora, além de acompanhar nossa Seleção de Notícias mensalmente, você pode se atualizar nos fins de semana, lendo nosso Clipping Semanal! Nele você encontrará um resumo de todas as nossas publicações ao longo de cada semana. Todos os sábados, no blog do ITTC. Não deixe de conferir!
Auxílio-reclusão: não acredite em tudo que você lê nas redes sociais
Ivan Longo, Revista Fórum
Confira os mitos e verdades por trás do direito que, na verdade, é recebido pelas famílias de apenas 8% dos presos. Colaboração do pesquisador Anderson Lobo, do ITTC. Leia aqui
 

CPI vai investigar violência contra jovens negros no Brasil

Karla Alessandra,  A. Câmara


A criação da CPI foi proposta pelo deputado Reginaldo Lopes, que obteve 188 assinaturas de apoio. Saiba mais




 

Prende primeiro, pergunta depois

Andrea Dip, A Pública
Mais de 40% dos encarcerados brasileiros são presos provisórios que têm as vidas destruídas memso quando inoventes, antes de qualquer processo legal. Participação de Raquel Lima e Gabriela Ferraz, do ITTC. Acesse a matéria em nosso blog.

Preso com sequelas irreversíveis consegue prisão domiciliar

Correio do Estado

Foi concedido o cumprimento de pena em regime domiciliar a um paciente atualmente internado com sequelas motoras irreversíveis. Clique para ler a notícia

TJ-RJ solta preso que não foi apresentado a juiz em 24 horas

Consultor Jurídico
 
A campanha liderada por órgãos do Judiciário para possibilitar a apresentação dos presos em flagrante a um juiz em até 24 horas depois da prisão começa a surtir efeito. Veja a notícia.
 

Mulher presa com câncer recebe liberdade após atuação da Defensoria Pública de SP

DPESP


A Defensoria Pública de SP obteve uma decisão que concede liberdade provisória a uma mulher que, mesmo com câncer em estado grave, estava presa. Confira!


 
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Blog
Blog
Envie elogios, sugestões ou críticas para o email comunica@ittc.org.br