Copy
Update é a newsletter do IPP, distribuída em primeira mão aos nossos(as) associados(as).

Já 'gostou' da nossa página no Facebook?

Update

Newsletter n.º 8/2016

Antes e depois do OE 2017 – Budget Watch

Já arrancaram os preparativos do Budget Watch, de regresso com o Orçamento do Estado para 2017 – mas, sem perder tempo, o IPP tem já contribuído para o debate.

Joana Vicente elencou 10 recomendações do Budget Watch, para maior transparência, rigor e responsabilidade nas finanças públicas (“O que deveria estar no OE 2017”). Luís Teles Morais e José Alves (doutorando do ISEG e colaborador do Budget Watch) lembraram “Cinco riscos para o OE 2017”. Luís Teles Morais comentou também as linhas gerais do OE no Observador, numa primeira reação após a sua divulgação.

Mas os trabalhos prosseguem. Durante a próxima semana, não perca:
  • As primeiras impressões de alguns membros do Conselho Consultivo Científico do Budget Watch, no Observador;
  • Budget Talk: o Orçamento em debate com João Ferreira do Amaral (ISEG e IPP), Jorge Marrão (Deloitte) e João Vieira Pereira (Expresso). É já 19 de outubro (quarta-feira), 18:30 no Salão Nobre do ISEG. Inscrições aqui;
  • Análise IPP da execução orçamental de setembro.

Execução orçamental

Se o Orçamento para 2017 ainda vai dar muito que falar, a execução do ainda em vigor não é menos importante.
Na última edição, relativa aos dados de agosto, Joana Vicente e Luís Teles Morais avisavam para as "más notas" dos impostos e despesa nos hospitais. Por isso, apontam para que a "média da turma" (défice) fique, no final do ano, nos 2,8% do PIB (sem CGD). Que novidades trarão os dados do 3.º trimestre completo?

Táxis vs. Uber

No Observador, Luís Teles Morais aponta "o que está realmente em causa": a “guerra táxis vs. Uber” não se deve tanto à “destruição criativa”, mas sim a um "conflito distributivo", colocado pelo desafio das novas plataformas à regulação vigente e às "rendas de monopólio" que esta cria no setor dos táxis. Um artigo que aproveita o trabalho realizado para um policy paper IPP, a publicar em breve, em que se aprofundará o tema.

E agora, no Porto 

Livro: Autarquias Locais: Democracia, Governação e Finanças
Apresentação | Auditório da CCDR-N | 24 de outubro | 14h30

Rui Moreira, Presidente da C.M. Porto, vai apresentar o segundo livro da Coleção Areté, do IPP, coordenado por Miguel Almeida, Paulo Trigo Pereira e Rui Dias. A CCDR-N junta-se assim, neste evento, à parceria IPP/Almedina.
 
Este lançamento conta igualmente com Fernando Freire de Sousa, presidente da CCDR-N e Carlos Farinha Rodrigues, presidente do IPP, numa discussão conduzida por António Figueiredo, presidente da Quaternaire Portugal.
 
Contamos consigo neste primeiro evento do IPP a Norte.
Aproveitamos para agradecer o seu contributo: o apoio das associadas e associados do IPP é essencial para que possamos continuar a desenvolver estas e outras atividades.

Não hesite em entrar em contacto e enviar-nos quaisquer questões, comentários ou sugestões.
IPP
IPP
IPP | FB
IPP | FB
Copyright © 2016 Institute of Public Policy - Lisbon, Todos os direitos reservados. All rights reserved.

Institute of Public Policy - Lisbon
R. Miguel Lupi 20
Lisbon 1249-078
Portugal

Add us to your address book


Está a receber este e-mail por fazer parte da lista de contactos do Institute of Public Policy - Lisbon. Caso não deseje receber informações nossas, p.f. siga o link abaixo.
remover e-mail da lista - unsubscribe   
opções adicionais - subscription preferences 

Email Marketing Powered by Mailchimp