Copy

UPDATE é a newsletter do IPP, distribuída em primeira mão aos nossos associados.

Dificuldades em visualizar texto e imagens?

No âmbito do discurso preparado para a Conference on Socio-Economic Challenges in Southern Europe Competitiveness in the Euro-Mediterranean region, publicamos aqui o 8.º policy brief do IPP: Internal and external rebalancing for Euro area members, da autoria do Professor Francesco Franco (NOVA SBE).
 
O paper foca-se nos ajustamentos macroeconómicos entre países da zona euro, distinguindo-os de eventuais diferenças de longo prazo na competitividade, que exigirão políticas microeconómicas e estruturais. Para tal, começa por clarificar as condições necessárias para alcançar uma zona monetária funcional, destacando três fatores: ajustamento relativo de preços, integração orçamental e financeira.

O ponto essencial é que a necessidade que permanece na zona euro de instrumentos de política que permitam reequilíbrios externos e internos e que, ao mesmo tempo, sejam coerentes com o nível de soberania política nacional existente. Avança com a proposta inovadora de aliar um mecanismo de estabilização ao nível da união, baseado num sistema comum europeu de seguro de desemprego, a "desvalorizações orçamentais".
 
Tertúlias IPP
 
As Tertúlias IPP são debates informais, abertos ao público, que reúnem pessoas que, em diversas áreas, têm pensado os problemas estruturais da sociedade portuguesa e europeia. 

Como funcionam? Existe um painel de discussão constituído por 3 elementos: dois intervenientes convidados e um discussant-moderador. O tom é descontraído e ao mesmo tempo didático e objetivo, contando com a participação do público. Têm lugar no ISEG, das 19h30 às 21h00 (mensalmente, às quintas-feiras).

A primeira sessão "Que Europa com Trump?" terá lugar no dia 30 de março (ainda a confirmar). Já a segunda sessão será sobre "As cidades com o Airbnb e a Ryanair" e a terceira sobre "O novo presidente de França".

Em breve serão divulgadas mais informações, incluindo os membros do painel. Marque já na sua agenda.
Na análise da execução orçamental de janeiro, Joana Vicente e Luís Teles Morais destacam o facto de o mês de janeiro ter registado as mesmas dificuldades de 2016 relativamente à receita fiscal, que se reduziu em 10%. No caso do IRS e do Tabaco, os valores registados são os mais baixos desde que são publicadas as sínteses de execução (1999). Alertam ainda para a necessidade de uma solução estrutural quanto à dívida dos Hospitais, visto que a regularização extraordinária verificada em dezembro não impediu um aumento de 69 milhões da dívida, face ao mês anterior.
No passado dia 21 de fevereiro, o IPP marcou presença no Career Forum do ISEG, com o objetivo de explicar o conceito deste "think tank" em Portugal. Esta iniciativa permitiu ao IPP explicar todas as dúvidas sobre as suas áreas de investigação e projetos em curso, explicando o seu papel junto dos jovens economistas em formação no ISEG. Se não teve oportunidade de passar por lá, pode sempre vir tomar um café connosco, obter mais informações e fazer-se associado do IPP, no gabinete 403 no ISEG (Rua Miguel Lupi, n.º 12).
Aproveitamos para agradecer o seu contributo.
O apoio dos associados IPP é essencial para que possamos continuar a desenvolver estas e outras atividades. Não hesite em entrar em contacto e enviar-nos quaisquer questões, comentários ou sugestões.
Contacte-nos
Contacte-nos
Website
Website
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
LinkedIn
LinkedIn
Copyright © 2017 Institute of Public Policy - Lisbon
Todos os direitos reservados. All rights reserved.

Institute of Public Policy - Lisbon
R. Miguel Lupi 20
Lisbon 1249-078
Portugal

Add us to your address book


Está a receber este e-mail por fazer parte da lista de contactos do Institute of Public Policy - Lisbon. Caso não deseje receber informações nossas, p.f. siga o link abaixo.
remover e-mail da lista - unsubscribe   
opções adicionais - subscription preferences