Copy
Update é a newsletter do IPP, distribuída em primeira mão aos nossos(as) associados(as).

Update

Newsletter n.º 3/2015

Policy Paper 4

O IPP lançou o seu quarto 'Policy Paper', «The (output) gaps in the SGP».
Henrique Lopes Valença analisa os desenvolvimentos recentes no debate público sobre o PEC, critica a omnipresença do conceito de hiato do produto, e preconiza uma mudança no PEC que permitiria ultrapassar a sua atual dependência em relação a este conceito e contribuiria para uma mais profunda compreensão dos desequilíbrios orçamentais (latentes) dos Estados-membros. Faça download do IPP Policy Paper 4 aqui (PDF, em Inglês - versão portuguesa brevemente online).

Edições Areté

O segundo número das Edições Areté será publicado no início de 2016:  "Autarquias Locais: Instituições, Finanças e Políticas Públicas num contexto de descentralização" pretende contribuir para uma abordagem, integrada e diversificada, da governação local, das funções sociais e económicas das autarquias, das finanças locais e da orçamentação, transparência e participação cidadã.

Seguro de desemprego europeu

No dia 15 de outubro, o ex-comissário para o Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, László Andor esteve em Lisboa para fazer um keynote speech na conferência do projeto FESSUD com o título “Restoring convergence and cohesion in the EMU: a role for unemployment insurance”. Leia o resumo da intervenção no nosso blogue. O Institute of Public Policy tem estado a trabalhar num 'Policy Paper' sobre o European Unemployment Insurance que será publicado em breve.

IPP na Madeira

No dia 18 de setembro o IPP promoveu uma conferência na Universidade da Madeira, com o apoio do Banco de Portugal, onde se discutiram propostas de melhoria do desenho e implementação das políticas públicas em Portugal (quer a nível nacional, quer a nível regional e, em particular, na Região Autónoma da Madeira), bem como algumas propostas sobre a governação da zona Euro.

Open Budget
Survey 2015

Já saíram os resultados do  Open Budget Survey 2015, a maior análise internacional (102 países) à transparência orçamental dos governos. O IPP é o responsável em Portugal pela implementação deste projeto. Apesar dos progressos realizados - p. ex. com a criação do Orçamento Cidadão (um projeto IPP),  Portugal ainda tem um longo caminho a percorrer. Também o mundo lusófono, à  excepção do Brasil, enfrenta desafios significativos neste domínio.
Aproveitamos para agradecer o seu contributo: o apoio das associadas e associados do IPP é essencial para que possamos continuar a desenvolver estas atividades.

Caso o ainda não tenha feito, convidamo-lo a reforçar a sua participação no IPPinscrevendo-se como associado(a).

Fale connosco: permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre este processo ou as atividades do IPP em geral.
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Copyright © 2015 Institute of Public Policy - Lisbon, Todos os direitos reservados. All rights reserved.

Institute of Public Policy - Lisbon
R. Miguel Lupi 20
Lisbon 1249-078
Portugal

Add us to your address book