Copy

Um grupo de investigadores do CEB descobriu uma nova espécie de fungo que vai ser útil no controlo biológico e no combate a doenças em maçãs, permitindo evitar o uso de pesticidas e químicos. O novo fungo descoberto, Penicillium tunisiense, carateriza-se por não infetar nem apodrecer as maçãs, podendo vir a ser explorado para combater doenças, como é o caso do bolor azul. Este estudo resulta de uma parceria com a Universidade de El Manar, na Tunísia.

Mais Informações

O CEB está em fase de expansão, criou uma nova linha, dois grupos de investigação e reforçou a equipa de investigadores. Com o crescimento registado nos setores alimentar e da saúde, o Centro pretende, assim, reforçar a aposta na criação de produtos de valor acrescentado, mais saudáveis, melhorando a sua funcionalidade, qualidade, segurança e valor nutricional dos alimentos.

Mais Informações

No período de férias escolares, estudantes do ensino básico e secundário estiveram no CEB para participar no Verão no Campus. Os jovens puderam aprender enquanto se divertiam, através de atividades laboratoriais como a separação de compostos por processos membranares, ensaios de fermentação alcoólica, aquecimento óhmico e a desinfeção de superfícies.

Mais Informações

A vinda da Unidade de Coordenação Central da MIRRI para o CEB tem suscitado um grande interesse por parte da comunicação social. Para dar a conhecer o impacto que esta infraestrutura poderá vir a ter em toda a Europa, o Porto Canal convidou o investigador Nelson Lima para a rubrica Mundo Local. A vinda desta estrutura para Portugal vai permitir o acesso a microrganismos de qualidade e uma colaboração estreita entre a indústria e a academia. 

Mais Informações

A FermentUM, uma spinoff com origem no CEB, que detém, produz e comercializa a cerveja Letra, esteve em destaque na RTP3. Na reportagem, os fundadores, Filipe Macieira e Francisco Pereira, falam do surgimento da empresa, que atua na área das fermentações, dando a conhecer as características da cerveja artesanal que comercializam e o seu método de produção.

 

Mais Informações

Está disponível um novo manual com origem no CEB que aborda o tema dos materiais lenhocelulósicos, identificando o seu papel no desenvolvimento futuro de embalagens de base biológica. Este livro conta com a colaboração de cinco investigadores do Centro e nele descrevem algumas das fontes e métodos de extração de materiais lenhocelulósicos, seus constituintes, entre outros assuntos.

Mais Informações

Facebook
Twitter
Google Plus
LinkedIn
Pinterest
Tumblr
YouTube
Website






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho · Campus de Gualtar · Braga 4710-057 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp