Copy
Edição nº 45|  de 06 a  12 de maio 2016

O Fórum Popular das Águas do Cariri (FOPAC), junto com a Universidade Federal do Cariri e o Ministério Público do Ceará (MPCE), promove o debate "Água e Saneamento", nesta segunda-feira, 9 de maio, às 18h, no auditório da UFCA, campus Juazeiro do Norte. Na ocasião, o promotor Thiago Marques Vieira (MPCE), os professores Liro Nobre (FOPAC e Associação Rural do Baixio das Palmeiras) e Geovani Tavares (UFCA) vão debater e ouvir as denúncias de crimes ambientais, mau uso das nascentes, além de colocar em evidência a crise hídrica, as grandes obras, a falta de saneamento básico e o papel do poder público. Em Juazeiro do Norte, apenas 23% têm acesso à água tratada nas torneiras, segundo os dados da ONG Trata Brasil, divulgados em março deste ano. Ainda segundo o estudo, 21,1% apenas da população tem serviço de esgoto. Essa falta de acesso ao saneamento básico prejudica diretamente os lençóis freáticos, com a mistura de dejetos, metais e outros componentes que prejudicam a qualidade da água.

DataCenter da Universidade Federal do Cariri entra em funcionamento
Próxima de completar três anos de existência, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) entrega um dos principais investimentos na área de Tecnologia da Informação (TI). Entrou em funcionamento a Central de Processamento de Dados, também conhecida por DataCenter - um complexo eletrônico formado por equipamentos, softwares e subsistemas – que armazenará e gerenciará informações e sistemas da UFCA. O DataCenter possibilitará também o desenvolvimento de sistemas criados pela própria universidade. Além disso, permitirá a substituição de plataformas alternativas utilizadas para o armazenamento de dados institucionais, como Dropbox, Google Drive, dentre outros. De acordo com o Diretor de TI, Herbert Novais, a capacidade de armazenamento de dados poderá atender as demandas da UFCA ao longo dos próximos cinco anos.
PROCULT lança chamada pública para composição da Câmara de Cultura
A Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (PROCULT-UFCA) lançou edital de chamada pública complementar para a composição da Câmara de Cultura, ano 2016. A reunião ocorrerá no dia 12 de maio, às 14 horas, no Auditório da Campus Juazeiro do Norte, Bloco 3, piso inferior. A Câmara de Cultura é um órgão consultivo, deliberativo e de acompanhamento dos projetos e ações da PROCULT. Dentre as atribuições da Câmara de Cultura estão: acompanhar as diretrizes e políticas de Cultura para a UFCA; apreciar e deliberar sobre os editais de seleção dos programas de bolsas da PROCULT e apreciar, emitir pareceres e deliberar sobre o credenciamento de novas propostas de ações de Cultura.
UFCA firma convênio com a Fundação Roberto Marinho para produção audiovisual
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Fundação Roberto Marinho firmaram convênio para a produção de conteúdos educacionais com o Canal Futura. Serão realizadas programações jornalísticas com foco na riqueza cultural do Cariri a serem exibidas em rede nacional. A parceria compartilhará conhecimentos sobre tecnologias e metodologias no âmbito da mídia e seus processos. O convênio tem  duração de três anos.  “O curso  produzirá uma reportagem ou documentário por semestre que será veiculado em rede nacional”, diz o professor Paulo. Ele assinala ainda que os estudantes  poderão participar de treinamento no Canal Futura com despesas custeadas pela Fundação Roberto Marinho. “Essa parceria dará uma visibilidade para nossas produções em nível nacional e o reconhecimento da região do Cariri”.
Pró-Reitoria de Ensino oferece bolsas para Mobilidade Acadêmica Nacional
A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Cariri divulga edital de bolsas para Mobilidade Acadêmica Nacional para estudantes dos Cursos de Graduação. São quatro vagas para interessados em mobilidade em outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). As inscrições vão até 29 de maio através da plataforma forms.ufca.edu.brO programa de mobilidade acadêmica é um convênio celebrado entre as IFES, para fomentar a mútua cooperação técnico-científica entre as instituições. O valor de cada bolsa para a Mobilidade Acadêmica é de  R$ 3 mil reais a ser pago em cinco parcelas de R$ 600,00 (seiscentos reais)  aos estudantes selecionados no Edital. As bolsas estão previstas para o segundo semestre letivo de 2016.






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
UFCA · Rua Tenente Raimundo Rocha s/n · Juazeiro Do Norte, Ce 63010-000 · Brazil

Email Marketing Powered by MailChimp