Copy
Edição nº 06 |  24 a 30 de novembro de 2014

O centenário da Sedição de Juazeiro será celebrado com a reabertura do casarão de José Ferreira Menezes, amanhã, 25, a partir das 19 horas. Localizado na Rua Padre Cícero, nº 118, o casarão, que já foi sede da coletoria de Juazeiro, guarda parte da memória da sedição e da história da cidade. Será realizada a palestra “Cem Anos da Revolução de 14”, da escritora Fátima Menezes, neta do José Ferreira. Em seguida a professora Polliana de Luna Barreto, do IESA, falará sobre “A Preservação do Patrimônio – Cultura Material e Imaterial” e, por fim, o professor Augusto Tavares, do curso de Administração Pública, UFCA, abordará o tema “Gestão da Memória Social”. Uma visita guiada pelo casarão encerrará o evento.

Pesquisa de aluno da UFCA é apresentada e publicada  nos Estados Unidos 

A monografia adaptada para artigo do aluno Édipo A. Bezerra, do curso de Engenharia Civil, foi apresentada no Congresso Internacional da Engenharia de Materiais e Tecnologia em Chicago, nos Estados Unidos. A pesquisa aborda o estudo do reforço de estruturas tridimensionais com distanciadores de fibra de sisal. O congresso contou com a participação de pesquisadores do Brasil, China, Holanda, Dinamarca, Japão e Arábia Saudita. A monografia de Édipo também será publicada na revista norte-americana Advanced Materials Research, em janeiro de 2015.

Estudantes da UFCA concorrem a sete vagas no Programa Idiomas sem Fronteiras

O programa Idiomas sem Fronteiras está com inscrições abertas para 1.500 estudantes que queiram aprender francês. Destas vagas, sete são reservadas para a UFCA. As inscrições poderão ser feitas até 8 de dezembro, no portal do programa. Podem concorrer às vagas alunos de graduação e mestrado que tenham concluído até 90% do total de créditos de seu curso. Para efeito de classificação, terão prioridade os alunos de graduação elegíveis no Ciência sem Fronteiras, os candidatos que tenham média maior ou igual a 600 no Enem e que possuam maior índice de rendimento acadêmico.

Universidade Federal do Cariri recebe 380 trabalhos para publicação eletrônica

O envio de trabalhos acadêmicos para publicação em e-books superou as expectativas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). Foram registradas mais de 380 submissões de estudantes, professores e servidores de todos os cursos e campi da Universidade Federal do Cariri. Os trabalhos serão avaliados para compor os Cadernos de Experiências, primeiro livro eletrônico da UFCA. De acordo com o professor Henry Poncio, assessor da PRPI, a previsão é de que os e-books sejam disponibilizados em 2015, reunindo relatos de experiências da comunidade acadêmica.

UFCA participa de pesquisa nacional sobre perfil  socioenconômico de estudantes

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior e o Fórum Nacional de pró-reitores de Assistência Estudantil realizam até o dia 18 de dezembro nova pesquisa sobre o perfil socioeconômico dos estudantes das universidades federais. Na edição de 2015, a pesquisa será realizada por meio de questionário na internet, no endereço: www.perfil.ufu.br. Será necessário apenas informar o CPF e o número de matrícula. Nesta edição, o público-alvo são os estudantes de graduação presencial das universidades e institutos federais.

Coordenadoria de Comunicação - Universidade Federal do Cariri
Av. Tenente Raimundo Rocha - S/N - Cidade Universitária
(88)3572 - 7236 | comunicacao@ufca.edu.br | www.ufca.edu.br