Copy
Edição nº 46|  de 13 a  19 de maio 2016

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Cariri, será migrado,  entre 21 e 29 de maio, deixando o atual, ligado à Universidade Federal do Ceará, e passando a ser exclusivo da UFCA. Na sequência deste processo de migração, cerca de 1.200 novos livros serão catalogados e colocados à disposição dos estudantes. É o mesmo sistema – Pergamum –, usado pela maioria das instituições públicas. Não haverá nenhuma mudança drástica para o estudante, que vai continuar com o mesmo sistema, agora da UFCA. .A mudança também adequará a biblioteca para estudantes com deficiência visual. Livros serão digitalizados e colocados à disposição deles. O processo  beneficia a comunidade acadêmica no que se refere à velocidade do serviços disponibilizados pela Biblioteca porque será todo gerenciado da UFCA  e não mais dependente da UFC.

Projeto “Somos IISCA, Somos UFCA” reflete modelo de universidade
O Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte (IISCA) realizou o evento “Somos IISCA, Somos UFCA" com a proposta de construção de uma universidade mais participativa e integrada à comunidade acadêmica e ao público externo. Mesas redondas discutiram o tema "Qual Universidade Queremos". O vice-reitor, Ricardo Ness, falou sobre a ainda relativa autonomia das universidades brasileiras, ameaçada agora pela atual situação política e econômica do País. Ele mostrou-se preocupado com possíveis perdas nos investimentos para as universidades brasileiras. Lembrou que a UFCA tem um grande contingente de bolsas e auxílios estudantis, ação de grande importância para a inclusão dos discentes na universidade.
Comunidade acadêmica planta novas espécies no Campus de Juazeiro em ação do IISCA
O projeto “Somos IISCA, Somos UFCA” realizou nesta quarta-feira, 11, o plantio de 42 mudas de árvores no campus da Universidade Federal do Cariri, em Juazeiro do Norte. No toral foram seis espécies – acácia, graviola, oiti, tamarindo, pitanga e flamboiã. Das mudas plantadas durante a ação, apenas o oiti já existia no campus Juazeiro. As frutíferas se somam às outras já existentes, como manga, caju, coco e goiaba. O jardineiro Edjasme do Nascimento diz que a iniciativa “é muito importante para aumentar o verde e as sombras, além de embelezar mais a universidade".
Abertas as inscrições até 20 de maio para estudantes especiais e Mobilidade Acadêmica
A Pró-reitoria de Ensino (PROEN) informa que estão abertas as inscrições, até o dia 20 de maio, para solicitação de matrícula de alunos especiais e mobilidade acadêmica. Essas modalidades permitem que os interessados cursem disciplinas na UFCA sem passar pelos processos comuns de ingresso - SiSU, Transferência Interinstitucional e Admissão de Graduados. Dessa forma, passam a ter vínculo temporário com a universidade. Para estudante especial, podem se inscrever graduados ou graduandos de outras instituições de ensino superior. Os candidatos deverão entregar a documentação prevista na Divisão de Informação, Atendimento e Protocolo  de qualquer dos campi da UFCA. 
Projeto de cultura CICLOS é aprovado em edital do Bicicultura, em São Paulo
Ao lidar com a cidade, sempre com o intuito de promover ações educativas, culturais e de conscientização sobre a mobilidade urbana no Cariri, o projeto CICLOS, concebido e coordenado pela professora do curso de design, Aglaíze Damasceno, conseguiu a aprovação no edital do Bicicultura 2016, maior encontro nacional de bicicleta e cicloativismo. O evento acontecerá de 26 a 29 de maio na cidade de São Paulo. Para Aglaize, a importância da aprovação no encontro é uma conquista para a UFCA e um reconhecimento para o projeto que incentiva o ciclismo no Cariri.






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
UFCA · Rua Tenente Raimundo Rocha s/n · Juazeiro Do Norte, Ce 63010-000 · Brazil

Email Marketing Powered by MailChimp