Copy
Edição nº 28|  de 23 a 29 de outubro de 2015
A Universidade Federal do Cariri , por meio da Faculdade de Medicina, em Barbalha (Famed), promove atividades em comemoração ao Outubro Rosa, movimento que estimula a prevenção contra o câncer de mama. Na próxima segunda, 26, na Famed, serão realizadas palestras para médicos e estudantes de Medicina.  Para o médico preceptor da Faculdade de Medicina, Sávio Samuel, a intenção é mostrar para os médicos e estudantes a visão de especialistas que lidam com o diagnóstico de câncer de mama em seu dia a dia - mastologista, radiologista e patologista -, compartilhando os conhecimentos e proporcionando que cada vez mais médicos e futuros médicos estejam tecnicamente aptos a realizar o diagnóstico de maneira precoce e efetiva. Os interessados podem se inscrever aqui.  Serão emitidos posteriormente certificados de participação, com carga horária de quatro horas.
A Universidade Federal do Cariri firmou parceria institucional com o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), durante as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 .De acordo com a professora Celme Torres, os acordos de cooperação técnico-científica começarão a ser articulados entre os pesquisadores da UFCA e o Cetene. O centro é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, localizada em Recife (PE), que fornece apoio a instituições de ensino e empresas do Nordeste.
O curso de Fotografia Digital, projeto de extensão da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), está com inscrições abertas até 28 de outubro. São disponibilizadas 40 vagas para estudantes da Universidade Federal do Cariri e também da comunidade externa. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário online disponível aqui. As aulas começarão no dia 29 de outubro no campus de Juazeiro do Norte, sempre às quintas-feiras, das 14h às 17h. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o coordenador do curso, Renê Feitosa, pelo telefone (88) 3572 7203 (13h às 22h) através do e-mail rene.feitosa@ufca.edu.br
Durante o período de abril a outubro de 2015, cerca de 1000 estudantes de escolas públicas estaduais foram beneficiados com ações de aproximação entre Universidade Federal do Cariri (UFCA) e instituições do ensino médio da região. O objetivo é motivar os estudantes da região a ingressarem na universidade pública. Escolas de Juazeiro do Norte e de Missão Velha já foram contempladas com a iniciativa. A programação conta com palestras institucionais, compartilhamentos de experiências e rodas de conversa, mediadas por estudantes e professores dos cursos ofertados pela UFCA.

UFCA participa de Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido em Piranhas, AL
A segunda edição do Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido acontece nos próximos dias 29, quinta, e 30, sexta, em Piranhas, Alagoas. A Universidade Federal do Cariri (UFCA)  participa desde a primeira edição do evento em Alagoas, contribuindo para os debates e estudos sobre a convivência com o semiárido nordestino.  A professora e diretora de Articulação e Relações Institucionais  da UFCA, Polliana de Luna Barreto, abordará, durante o seminário, o tema “Desafios da Convivência com o Semiárido no Contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.