Copy
Edição nº 27|  de 15 a 22 de outubro de 2015
Estão abertas as inscrições para o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER), da Universidade Federal do Cariri. São oferecidas 20 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa: Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável (10 vagas) e Sociedade, Estado e Desenvolvimento Regional Sustentável (10 vagas). As inscrições para ingresso no período letivo 2016.1 seguem até o dia 30 de outubro. O resultado final do processo seletivo será divulgado a partir de 17 de dezembro. Para acessar o edital, clique aqui. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas em http://proder.ufca.edu.br, pelo e-mail proder@cariri.ufc.br ou pelo telefone (88) 3572 7232. 
 
A Universidade Federal do Cariri, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), abre inscrições para seleção de 20 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com exclusividade para mestres, na edição 2015-2016. As informações estão no Edital nº 06/2015. O candidato orientador tem até 23h59min do dia 8 de novembro para se inscrever, por meio da Plataforma FORMS. Num período de 12 meses, os aprovados desenvolverão um projeto, com apoio de um bolsista, a ser remunerado mensalmente no valor de R$ 400,00. A PRPI está disponível para tirar dúvidas pelo e-mail coord-prpi@ufca.edu.br, como também pelo telefone 3572 7200, ramal 7205. 
A Universidade Federal do Cariri, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, promove a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, com o tema "Luz, ciência e vida". No dia 19, das 15h às 17h, haverá a palestra "Oportunidades de parcerias em pesquisa entre a Universidade Federal do Cariri e o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE)",  com o professor André Galembeck, diretor do CETENE. No dia 20, das 9h às 11h, haverá a mesa redonda "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável do Cariri". O evento, que ocorre em todo o Brasil, é realizado sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Pela primeira vez, a UFCA participa com atividades.
A partir da próxima segunda-feira, 19, a biblioteca no campus de Juazeiro do Norte funcionará das 7h30min às 22h; no Crato, das 08h às 17h; em Barbalha, das 7h às 19h; em Icó, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e em Brejo Santo, das 13h às 22h. Os usuários têm até o próximo dia 3 de novembro para fazer a devolução dos livros com isenção de multa. A Divisão de Informação, Atendimento e Protocolo (DIAP) também retorna ao atendimento normal em todos os campi. Os refeitórios universitários voltarão ao funcionamento normal, com retorno do jantar. No campus de Juazeiro do Norte, o almoço segue das 11h às 13h40 e o jantar das 17h30 às 19h10min. Em Barbalha e no Crato, o almoço será servido das 11h às 13h. 
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) replicará o Programa Solo na Escola, da Universidade Federal do Paraná, com o objetivo de capacitar instituições de educação básica para o ensino adequado da temática de solos. O projeto será coordenado pelo vice-reitor, professor Ricardo Lange Ness, e contará com a participação dos estudantes de Agronomia, da Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável. O professor Marcelo Ricardo de Lima, coordenador do Solo na Escola - UFPR, apresentou o projeto para professores, estudantes da UFCA e da educação básica de Brejo Santo e Juazeiro do Norte.