Copy
Edição nº 26|  de 2 a 8 de outubro de 2015
A Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), promove, de oito a dez de outubro, o III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura (EBPC). O evento, que será realizado no Campus Pimenta da URCA, no Crato, conta, em sua programação, com conferências, mesas-redondas, encontro com pesquisadores, grupos de trabalho, encontro com observatórios de economia criativa, apresentações artístico-culturais, Feira Cariri Criativo e show de encerramento. Com o tema “Pesquisa em cultura e pluralismo epistemológico”, o III EBPC ocorre pela primeira vez na região Nordeste e vai reunir pesquisadores no campo de cultura para debater e fomentar o diálogo entre instituições e agentes, evidenciando convergências e oportunidades de colaboração neste campo de pesquisa, que cresce a cada ano no país. Saiba mais no site ebpc.ufca.edu.br. Ouvintes ainda podem se inscrever no site forms.ufca.edu.br.
A fanpage oficial da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi lançada no último dia 1º de outubro. Administrada pela jornalista Danielle Feitosa, da Diretoria de Comunicação e Responsabilidade Socioambiental, é um espaço que permitirá a interação da comunidade interna e externa sobre as diversas questões da UFCA. Resultado de três meses de estudo e pesquisa, o principal foco foi o aperfeiçoamento e a análise das complexas relações impostas por uma rede de interação social, tão importante quanto o Facebook. A página seguirá normas especificadas pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República por meio do Manual de Orientações para Redes Sociais.
Artigo científico produzido pelo estudante do curso de Agronomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Pedro Bruno, com orientação do professor Felipe Thomaz, foi premiado no II Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (CONTECC), que ocorreu em Fortaleza entre 15 e 18 de setembro. Selecionado dentre 801 submissões, o trabalho tem como objetivo analisar a massa verde do sorgo, utilizada na produção de forragem para alimentação de animais. No total, 11 estudantes do curso de Agronomia da UFCA apresentaram 16 artigos científicos nas áreas de produção vegetal, animal e de recursos naturais.
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) lança, na próximo dia 6, a revista Ciência e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER), durante o I Seminário Interdisciplinar do Observatório de Políticas Públicas para Territórios (OPPTE). O evento inicia às 8h30min, no campus de Juazeiro do Norte. A publicação apresentará pesquisas interdisciplinares sobre desenvolvimento regional sustentável. O seminário contará também com a participação da professora da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Tânia Bacelar de Araújo, que abordará o desenvolvimento regional recente no Nordeste.
A comunicação pública desenvolvida nas universidades foi debatida entre os dias 24 e 26 de setembro, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém, durante o 9º Encontro Andifes de Assessorias de Comunicação das Universidades Federais. O evento foi promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e teve como objetivo proporcionar a troca de experiências entre os coordenadores de comunicação. Representaram a UFCA o professor José Anderson Sandes, coordenador de Jornalismo Institucional, e as jornalistas Gabriela Meneses e Priscila Luz. 
Coordenadoria de Jornalismo Institucional - Universidade Federal do Cariri
Av. Tenente Raimundo Rocha - S/N - Cidade Universitária
(88)3572 - 7236 | comunicacao@ufca.edu.br | www.ufca.edu.br