Copy
Edição nº 05 |  17 a 23 de novembro de 2014
UFCA  sedia Seminário Internacional  de Combate à Desertificação
 
A Universidade Federal do Cariri recebe entre os dias 19 e 21 o Seminário Internacional “Convivência com o Semiárido: desafios e possibilidades no âmbito das ações para o combate à desertificação”. Na quarta-feira, 19, o vice-reitor da UFCA, professor Ricardo Ness, ministrará palestra sobre o papel da universidade na construção de culturas, no campus de Juazeiro do Norte. As palestras prosseguirão nos dois dias seguintes no campus em Barbalha, onde a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO Brasil, institutos e agências dos países de Língua Portuguesa (Portugal, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatroriana,  São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor Leste)  debaterão sobre cooperações técnicas. Os movimentos sociais que atuam no combate à desertificação também participarão do evento, em rodas de conversa. As universidades brasileiras protagonizam a programação, quando discutem sobre o alcance das instituições no ensino e na pesquisa para convivência com o semiárido.

 

Papel do Ministério Público será discutido na Universidade Federal do Cariri

A Universidade Federal do Cariri promove hoje, 17, o I Debate NPPCA: Controle Social e o Papel do Ministério Público, às 19 horas, no Auditório da Reitoria. A promotora Alessandra Magda Ribeiro, responsável pela 1º Promotoria Cível e Defesa da Cidadania de Juazeiro do Norte, esclarecerá o papel do órgão na região. A iniciativa parte do curso de Administração Pública e do Núcleo de Pesquisas e Práticas Contábeis Administrativas da UFCA-NPPCA.

Música é tema de encontro anual da Universidade Federal do Cariri

A celebração dos cinco anos do curso de Música e a formação de educadores na área para o sistema de ensino do Cariri norteiam recitais e palestras do IV Encontro de Educação Musical do Cariri, entre os dias 19 e 21 de novembro no campus da UFCA em Juazeiro do Norte. Na programação de abertura, apresenta-se o Coral Cantares, seguido por mesa-redonda com gestores das escolas da região do Cariri sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID. Às 17 horas, será oferecido ao público um Café Filosófico. 

Diretoria de Assistência Estudantil abre inscrições para Auxílio-Moradia

A Diretoria de Assistência Estudantil-DAE da Universidade Federal do Cariri recebe até dia 27 solicitações de estudantes que precisam de auxílio-moradia em 2015. São oferecidas 82 vagas no valor mensal de R$ 400,00, destinados para despesas com água, energia elétrica, manutenção e aluguel do imóvel. Os candidatos ao auxílio são graduandos de todos os campi da UFCA e que comprovem situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Na noite desta segunda, 17, a assistência ao paciente que vivencia o final da vida é tema da Sessão “Kübler-Ross de cinema, amor e carinho”, que exibirá a partir das 19 horas o filme “Jogo da Vida” no Hospital Regional do Cariri. A iniciativa é fruto da parceria da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade-LIASE com a Unidade de Cuidados Especiais do Hospital Regional do Cariri. Para participar da sessão, basta enviar nome completo, curso, profissão e instituição para o e-mail liasecariri@gmail.com.

Coordenadoria de Comunicação - Universidade Federal do Cariri
Av. Tenente Raimundo Rocha - S/N - Cidade Universitária
(88)3572 - 7236 | comunicacao@ufca.edu.br | www.ufca.edu.br