Copy
Edição nº 35|  de 18 a 24  de dezembro de 2015

Mestrado Profissional em Biblioteconomia da UFCA é aprovado pela Capes

O Mestrado Profissional em Biblioteconomia, ligado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal do Cariri foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes). A divulgação do resultado, disponível no portal da Capes, ocorreu nesta quinta-feira, 17. A expectativa é que o processo seletivo, com 15 vagas, seja iniciado no primeiro semestre de 2016. A área de concentração, denominada “Biblioteconomia na sociedade contemporânea”, terá as linhas de pesquisa “Informação, Cultura e Memória” e “Produção, Comunicação e Uso da Informação”. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biblioteconomia foi aprovado pelo Conselho Superior Pro tempore (Consup), regulamentado por meio da resolução nº 22/2015. Atualmente, a Universidade Federal do Cariri oferta o Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) e o Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT).

A coordenação do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), torna público o Edital Nº 07 para a realização do Exame Nacional de Acesso para ingresso no mestrado em maio de 2016. As inscrições devem ser feitas via internet, pelo site do PROFMAT até às 17h do dia 04 de janeiro de 2016. A taxa custará R$ 67,00. A aplicação do exame será dia 27 de fevereiro de 2016. No ato da inscrição, os candidatos devem informar dados pessoais e de contato; dados da sua formação acadêmica (graduação); e dados da sua atuação profissional (docência).
Estudantes dos cinco campi da Universidade Federal do Cariri (UFCA) tiveram a oportunidade de apresentar as pesquisas realizadas no cotidiano acadêmico durante a Mostra 2015. Nesta quarta, 16, e quinta-feira, 17, 228 painéis, com temas diversos, relacionados às áreas de atuação dos discentes, foram expostos no campus de Juazeiro do Norte. A programação da Mostra UFCA também contou com diversas oficinas, durante os dois dias. Ao todo foram 35 capacitações, cada uma com 20 vagas - 33 realizadas em Juazeiro e outras duas no campus de Crato e Barbalha - abrangendo diferentes temas.
A comunidade acadêmica e pesquisadores em geral podem consultar a plataforma virtual da universidade denominada “E-books”. Nela estão disponíveis os anais do I Simpósio Nacional de Pesquisa e Inovação, da VII Semana Acadêmica de Biblioteconomia, do I Congresso de Saúde e Espiritualidade do Cariri, do I Encontro de Iniciação Científica da UFCA e do II Seminário Nacional de História. A coordenadora científica da PRPI, Regiane Collares, diz que a E-books abriga “uma mostra significativa do melhor da nossa produção científica, respeitando modos diferentes do fazer ciência com qualidade”.
A Diretoria de Cooperação Internacional da Universidade Federal do Cariri está com inscrições abertas, entre os dias 17 de dezembro e 8 de janeiro, para estudantes estrangeiros que desejam receber a Bolsa Mérito, benefício do Ministério das Relações Exteriores. Para participar, é necessário ser discente do Programa Estudante Convênio Graduação,  matriculado na UFCA, com bom desempenho acadêmico, sem reprovações no último semestre cursado. O candidato deve se inscrever por meio da Plataforma Forms, fazendo o upload dos documentos listados no Edital DCI nº 02/2015. O benefício é no valor de R$ 622,00 mensais por seis meses.