Copy
Edição nº 34|  de 11 a 17  de dezembro de 2015

A II Mostra da Universidade Federal do Cariri (UFCA), reunirá, entre os dias 14 e 19 de dezembro, a comunidade acadêmica em torno da pesquisa, ensino, extensão e cultura. As atividades serão realizadas no campus de Juazeiro do Norte, no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (CCBNB) e no Largo da Rffsa, Crato. Durante todos os dias, haverá apresentações de grupos da UFCA e atividades relacionadas à cultura. O ponto alto da Mostra será nos dias 16 e 17 de dezembro, quando as aulas serão interrompidas nos cinco campi da universidade, e a comunidade acadêmica estará convidada a participar das mesas de redondas, dos painéis temáticos e das oficinas. Confira a programação geral da mostraartístico-cultural, painéis temáticos e oficinas.

Com o objetivo de buscar soluções para os diversos problemas enfrentados nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, a Universidade Federal do Cariri (UFCA), no último dia 9, lançou a proposta de criação de um observatório que discutirá ideias e ações para o Crajubar. O encontro foi promovido pelo Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS), projeto de extensão que completa nove anos. A ideia é que universidade, poder público, setor empresarial e sociedade civil se articulem em redes para compartilhar metodologias e soluções em busca de melhorias nas áreas de educação, saúde, segurança, urbanização, entre outros.
“Narrativas em Volta do Fogo” acontece no próximo domingo na cidade de Crato
O projeto de extensão “Narrativas em Volta do Fogo” promove mais um encontro neste domingo, 13, no Largo da RFFSA, em Crato. A partir das 18h, os participantes terão a oportunidade de ouvir a professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri, Zuleide Queiroz. No evento, ela narrará sua trajetória não só de academia, mas também de vida, relacionando-a ao seu processo de formação da identidade e de resistência. O projeto é desenvolvido por estudantes do curso de Jornalismo, com apoio das Pró-Reitorias de Cultura e Extensão. Também são apoiadores a Secretaria de Cultura do Crato e o Coletivo Mediação de Saberes, de Fortaleza.
 
Projeto Ciclos comemora um ano de existência com programação artístico-cultural
O projeto Ciclos, da Universidade Federal do Cariri, celebra um ano de existência. Nesse período, a iniciativa estimulou a prática do ciclismo dentro de uma lógica de sustentabilidade, promoção da cultura e o sentimento de pertencimento à cidade. Domingo, 13, das 7h às 10h, na Praça da La Favorita, bairro Lagoa Seca, a data será marcada por atividades artísticas, culturais e educativas. Os participantes que melhor registrarem o evento com máquinas fotográficas ou celular ganharão kits com capacetes ciclísticos, camisas, botons e adesivos. Ainda serão sorteados durante o evento uma bicicleta e cinco kits de ciclismo.
Estudantes de medicina promovem ação social sobre prevenção da Aids
Estudantes do 3º semestre do curso de medicina da Universidade Federal do Cariri promoveram, na manhã do dia 9 de dezembro, ação de prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's) e HIV. Servidores e estudantes no campus de Juazeiro do Norte realizaram exames de HIV com amostras de fluido oral. A ação é um projeto conjunto realizado pelos discentes do curso de Medicina da UFCA e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em apoio à campanha nacional “Dezembro Vermelho”, que alerta sobre as doenças sexuais. A ação contou com a adesão de vários estudantes e servidores da instituição. Eles receberam orientações individuais sobre os cuidados que se deve ter durante a relação sexual e como prevenir a transmissão do HIV.