Copy
Edição nº 31|  de 20 a 26 de novembro de 2015
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) informa a abertura do Edital para o processo de seleção de candidatos ao Curso de Doutorado Interinstitucional em Desenvolvimento Sustentável (DINTER-UFCA/UnB), para turma de ingressantes no primeiro semestre de 2016. As inscrições ocorrem no período de 16 de novembro a 14 de janeiro e deverão ser realizadas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável – PRODER Bloco III, Piso Inferior, sala 97, Avenida Tenente Raimundo Rocha S/N, Bairro, Cidade Universitária, CEP 63040-360 Juazeiro do Norte - Ceará. Serão ofertadas 15 vagas, selecionadas entre os servidores técnico-administrativos e professores efetivos da UFCA, uma vez que o objetivo do DINTER é possibilitar que o corpo docente e técnico-administrativos possam se qualificar, num doutorado de alto nível, sem a necessidade de se deslocar da região em que vivem.
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) promove, dos dias 24 a 27 de novembro, a III Semana da Engenharia Civil. Com o tema "A Engenharia Civil e seus desafios no Planejamento Urbano", o evento tem como objetivo abordar assuntos ligados à resolução de problemas relacionados ao planejamento urbano. A Semana contará com palestras, minicursos e visitas técnicas. A expectativa é que a interação entre os estudantes da UFCA e a comunidade acadêmica da região promova o aprofundamento na problemática do Planejamento Urbano e o fortalecimento dos debates acerca do rápido crescimento do Cariri e de seus impactos no processo de urbanização. Os interessados podem fazer as inscrições na Plataforma Sympla.
O Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais lançou, na última terça-feira, 17, a publicação do livro “Mostra Sesc Cariri de Culturas 2014: Perfil do público”. De autoria de José Robson Maia de Almeida (UFCA) e Clarissa Alexandra Guajardo Semensato (FCRB), a obra expõe dados de uma pesquisa realizada pelo Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais sobre a última edição da Mostra Sesc. O Observatório é um grupo de pesquisa criado em 2014, em uma parceria entre o Sesc e a Universidade Federal do Cariri (UFCA), ligado à Coordenadoria de Diversidade Cultural da Pró-Reitoria de Cultura.
O projeto Agrupamentos da Música Tradicional e Popular do Cariri promove, na próxima quarta feira, 25, o I Encontro de Cantoras do Cariri. O evento, aberto ao público, acontece às 14 horas na sala G 101 do bloco 4, Campus Juazeiro do Norte. Mesas redondas e oficinas de capacitação fazem parte da programação. O projeto existe desde 2014 e faz parte do Curso de Licenciatura em Música da UFCA com apoio da Pró-Reitoria de Cultura. Durante o encontro será lançado o projeto "Reiventário de Cantoras – Um olhar Feminino para o Canto das Guerreiras". A maioria das atividades ocorrerá no campus de Juazeiro do Norte da UFCA, com exceção das palestras, que serão realizadas no Auditório do Instituto Federal do Ceará de Juazeiro do Norte.
Submissão de trabalhos para a II Mostra UFCA segue até dia 29 de novembro
Seguem abertas as inscrições para participação na II Mostra da Universidade Federal do Cariri, que será realizada nos dias 16 e 17 de dezembro. O evento tem como objetivo divulgar as atividades de extensão, pesquisa, ensino e cultura, realizadas ao longo do ano. Cada estudante poderá submeter um trabalho para a Mostra como autor principal. Bolsistas dos programas e projetos de ensino, extensão e cultura da UFCA tem como obrigação, de acordo com os editais de seleção, apresentar resultados de suas atividades. As inscrições devem ser feitas na plataforma forms.ufca.edu.br