Copy
Edição nº 37|  de 15 a 21 de janeiro de 2016

Mestrado Profissional em Biblioteconomia abre processo seletivo

A partir da próxima segunda, 18, estarão abertas as inscrições para o primeiro processo seletivo do Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri.  Com área de concentração “Biblioteconomia na Sociedade Contemporânea”, o mestrado oferece 15 vagas – seis para a linha de pesquisa “Informação, Cultura e Memória” e nove para a linha “Produção, Comunicação e Uso da Informação”. As inscrições poderão ser feitas pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), na aba “Processos Seletivos/Strictu sensu", ou no campus da UFCA em Juazeiro do Norte: Av. Ten. Raimundo Rocha Lima, S/N, Bairro Cidade Universitária. Veja edital.
O Conselho Superior Pro tempore (Consup) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) aprovou a criação do curso de graduação em Design (bacharelado) e a adesão ao Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular. O bacharelado em Design terá duas habilitações: Design Gráfico e Design de Moda. Ao todo serão ofertadas 60 vagas. O Mestrado Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular é constituído por seis instituições nucleadoras (que já possuem programas de pós-graduação consolidados) e 13 associadas, entre elas, a UFCA, após adesão aprovada pelo Consup.  
Até 31 de janeiro, ocorre no Cariri a Mostra 21 de Cinema. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), em parceria com o Sesc Crato, Sesc Juazeiro do Norte e o Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri.  Com o tema “O desafio é manter-se de pé”, a Mostra 21 vai exibir 33 obras cinematográficas, três sessões encobertas (em que o espectador só sabe o filme que será exibido na hora da exibição) e o lançamento do filme “Alone: o início”, da diretora cearense Cheyenne Alencar. A programação ocorre em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. Confira programação
Sete pesquisadores da Universidade Federal do Cariri tiveram seus projetos aprovados pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa prevê recursos para o andamento de três estudos nas áreas de Bioquímica, Matemática e Geoquímica Ambiental. Entre os benefícios, enumeram-se os investimentos em equipamentos, recursos para bolsas de iniciação científica, além de a possibilidade de fazer uso da infraestrutura de outras instituições para desenvolver pesquisa e o fortalecimento da produção científica local. 
A Universidade Federal do Cariri, por meio da Pró-reitoria de Ensino, torna público o resultado da seleção para transferência interinstitucional e admissão de graduados no primeiro semestre letivo de 2016. No documento, estão disponíveis as relações dos candidatos deferidos e indeferidos, bem como daqueles definitivamente indeferidos devido ao não cumprimento de exigências do edital nº 16/2015. A PROEN, responsável pelo processo, lembra aos participantes do processo seletivo que o resultado final será divulgado na próxima quarta-feira, 20, no site da UFCA.