Copy
Edição nº 40|  de 1º a 7 de abril 2016
Projeto da UFCA promove cultivo de horta por detentos da Cadeia Pública do Crato

Detentos da Cadeia Pública do Crato cultivarão horta como meio para ressocialização. A atividade, pioneira na região do Cariri, será desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Horticultura (NUPEH), da Universidade Federal do Cariri, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Nova Vida, que atua em Crato. Vinte detentos, inicialmente, participarão das ações organizados em quatro turmas entre homens e mulheres. A implantação da horta será feita a partir de abril, com a definição dos detentos e dos materiais que eles poderão utilizar durante as atividades. 

UFCA atuará na implantação e gestão do Centro de Tecnologia Mineral do Cariri
A Universidade Federal do Cariri participará da implantação e da gestão do Centro de Tecnologia Mineral do Cariri, que objetiva otimizar o processo de fabricação e acabamento da pedra cariri pelas empresas da região, em especial nas cidades de Nova Olinda (sede do futuro centro) e Santana do Cariri. A participação da UFCA para implantação do Centro se dará em parceria com a Universidade Regional do Cariri, por meio da sugestão do projeto de infraestrutura, com o objetivo de agilizar o processo licitatório pelo Governo do  Estado do Ceará.
O curso de Administração Pública, em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, realizará quinta, 7, às 18h30min, o ciclo de debates “Caminhos e Descaminhos da Democracia Brasileira”. Participarão, no auditório do campus Juazeiro do Norte, os professores Laudeci Martins (PRODER), que abordará o contexto econômico e os rumos das políticas públicas nos governos Lula e Dilma; Camila Prado (Filosofia UFCA), tratando dos novos movimentos sociais e as manifestações de rua: aproximações e distanciamentos; e Luís Celestino (Jornalismo UFCA), que tratará sobre a presença da mídia na política contemporânea. O debate será mediado pelo professor Augusto Tavares (Administração Pública – UFCA).
Educação inclusiva é tema de capacitação para professores na universidade
A Coordenadoria de Acessibilidade está realizando uma série de ações para assegurar a inclusão de estudantes com deficiências. Ministrada pelo professor Cesar Augusto Cusin, a capacitação “Acessibilidade na Prática Didática” contou com várias dicas para docentes. Apontou ferramentas de comunicação, como programa de leitores de tela que possibilita ao cego ouvir conteúdos de textos compatíveis com o software. Explanou sobre atitudes dos docentes em salas de aula, além da utilização de tecnologias assistivas - réguas, suportes para livros e slides.
O Conselho Superior Universitário Pro tempore da Universidade Federal do Cariri (CONSUP/UFCA) aprovou em reunião ordinária ocorrida ontem, 31, uma nota sobre o atual cenário político brasileiro. No documento, as reflexões apresentadas versam em torno da crise da representatividade política e institucional, a espetacularização da política e o processo de aperfeiçoamento da democracia no país. A UFCA se posiciona contrária à "forma antidemocrática e sem respeito às normas do Estado democrático de direito, que é o que tem caracterizado determinados movimentos recentes nos mais diversos espaços da política no cenário nacional". Acesse a íntegra da nota no portal da UFCA através deste link






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
UFCA · Rua Tenente Raimundo Rocha s/n · Juazeiro Do Norte, Ce 63010-000 · Brazil

Email Marketing Powered by MailChimp