Copy
mais EUROPA | e-newsletter mensal do Europe Direct Madeira
nº 24 | dezembro 2015
Não consegue visualizar a e-newsletter do CIED Madeira?
Consulte-a no seu browser
EDITORIAL

Concluído 2015 – Ano Europeu para o Desenvolvimento, é tempo de reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo deste ano. O sentimento global é de “dever cumprido”, com a execução do Plano de Ação de acordo com o previsto, havendo mesmo atividades que superaram as nossas melhores expectativas, nomeadamente, ao nível do projeto “A Europa vai à TUA escola”, a "Volta de Apoio ao Emprego” (2ª edição), ou mesmo, a “Semana Europeia da Mobilidade”.
Mas como centro de informação, acima de tudo queremos alcançar o maior número de cidadãos possível e, a esse nível, acreditamos ter reforçado o nosso papel ao longo deste ano: tivemos mais visitantes nas nossas instalações, recebemos mais pedidos de esclarecimento, aumentamos (e muito) o nosso núcleo de seguidores nas redes sociais, reforçamos a nossa presença nos meios de comunicação social e, tudo isto, tendo sempre em linha de conta a nossa principal missão: levar até si o máximo de informação sobre a União Europeia.
Para o novo ano, os objetivos mantêm-se: esclarecer, apoiar e informar os cidadãos sobre as instituições, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento da União Europeia, mas também promover ativamente o debate sobre a União Europeia, sobretudo considerando os desafios que a NOSSA Europa tem pela frente. E são mais que muitos, bem expressos nas atuais 10 prioridades da Comissão Juncker, de que destacaríamos, os dossiers “emprego, crescimento e investimento”, o “mercado único digital” e o difícil/sensível dossier “migrações”. Isto claro, sem esquecer que em 2016, celebramos os 30 anos de integração de Portugal na União Europeia.

Votos de um excelente Ano Novo. Contamos consigo para os desafios de 2016.

O Coordenador do Europe Direct Madeira,
Marco Teles

DESTAQUES
No âmbito das celebrações dos 30 anos da entrada oficial de Portugal na União Europeia (UE), a Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar em parceria com o CIED Madeira lançou o concurso escolar “30 anos de integração de Portugal na UE”, dirigido aos alunos que frequentam o ensino secundário ou equivalente. O concurso que decorre até 20 de abril de 2016, consiste na realização de três projetos criativos e originais. Para participar todos os interessados deverão formar uma equipa de 4 elementos e formalizar a sua candidatura até dia 15 de janeiro de 2016. Para mais informações: http://europedirect.aigmadeira.com

 
Aí está a terceira publicação do Europe Direct Madeira em parceria com a Associação Orgânica, intitulada “Agricultura Biológica: mitos e factos"! Para além de destacar a importância crescente deste setor, a nível Europeu, esta publicação desmistifica algumas ideias preconcebidas sobre a agricultura biológica e ainda faculta algumas dicas para transformar o seu jardim numa horta biológica!
Consulte-a em:
http://bit.ly/1Pv1PzX
NOTÍCIAS
E porque uma imagem vale por mil palavras... não deixe de consultar a página do Europe Direct Madeira no FLICKR para ver as atividades que marcaram 2015!
PROGRAMAS
O "Nós...a Europa" é o programa de rádio da Antena 1 Madeira que dá destaque aos acontecimentos mais marcantes que ocorrem no espaço comunitário. Oiça em direto todas as sextas-feiras às 16h15
"Aldeia Global" é o programa quinzenal da RTP Madeira que visa esclarecer os cidadãos sobre as questões europeias e que conta com a participação do Centro de Informação Europe Direct Madeira. Assista aqui aos programas já emitidos.
REDES SOCIAIS
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Pinterest
Email

CIED Madeira
Faça-nos uma visita!

Edifício Casa da Cultura,
Rua Pe. Eduardo Clemente Pereira
9300-116 Câmara de Lobos

De segunda a sexta-feira
09:00-13:00 / 14:30-17:30

 
                                                                              
 

Copyright © 2015 | Centro de Informação Europe Direct Madeira | Todos os direitos reservados