Copy
mais EUROPA | e-newsletter mensal do Europe Direct Madeira
nº 22 | outubro 2015
Não consegue visualizar a e-newsletter do CIED Madeira?
Consulte-a no seu browser
DESTAQUES
Parlamento Europeu aprova fim das tarifas de ‪Roaming
 
 As novas regras para acabar com as tarifas de roaming na UE a partir de 15 de junho de 2017 foram aprovadas recentemente pelo Parlamento Europeu. O novo regulamento sobre o mercado das telecomunicações inclui também disposições sobre o acesso aberto à Internet.
A redução das tarifas de roaming ocorrerá a partir de 30 de abril de 2016, sendo o nível máximo de sobretaxas de 0,05 euros por minuto nas chamadas, 0,02 euros por SMS e 0,05 por megabyte de dados.
As sobretaxas de roaming cobradas quando uma pessoa utiliza o seu telemóvel noutro país da UE para fazer chamadas, enviar SMS ou aceder à Internet serão abolidas em 15 de junho de 2017. No entanto, os prestadores de serviços de roaming poderão aplicar uma "política de utilização razoável" para prevenir uma utilização abusiva.
saiba mais

 União Europeia no bom caminho no que toca à redução das emissões de gases com efeito de estufa

Segundo o relatório publicado pela Agência Europeia do Ambiente, a União Europeia está no bom caminho para atingir e superar o objetivo de reduzir em 20% as emissões até 2020. O relatório «Tendências e projeções na Europa» de 2015 mostra que, entre 1990 e 2014, as emissões de gases com efeito de estufa da Europa diminuíram 23%, tendo atingido os níveis mais baixos jamais registados.
As últimas projeções dos Estados-Membros apontam para que, com as medidas atualmente em vigor, a UE possa alcançar uma redução de 24% até 2020, e uma redução de 25% se forem adotadas as medidas suplementares já previstas pelos Estados Membros.
A UE já está a trabalhar para atingir o seu objetivo para 2030 no sentido de reduzir as suas emissões em, pelo menos, 40%: esse será o contributo da UE para o novo acordo global sobre alterações climáticas a concluir em dezembro, em Paris.
saiba mais

ATIVIDADES
Reunião Anual dos Centros de informação Europe Direct
 
Decorreu de 19 a 21 de outubro em Bruxelas mais uma Reunião Anual dos Centros de informação Europe Direct, este ano sob o tema "Implementing the European Union's key initiatives". Durante o evento foi possível participar numa série de workshops e debates temáticos e em sessões interativas de trabalho em rede onde foram abordados temas específicos que constituíram uma excelente oportunidade para a partilha de boas práticas.
A realização desta Reunião Anual coincidiu ainda com o maior evento de comunicação política europeia, a 6ª Conferência Europeia sobre Comunicação Pública, organizada pelo Comité das Regiões, e onde foi possível assistir a um conjunto de apresentações, debates e workshops sobre os principais desafios da comunicação pública e sobre a UE.  Aceda aqui ao álbum fotográfico completo deste evento.
CIED Madeira com participação regular no programa “Aldeia Global”
 
A RTP Madeira lançou no passado dia 17 de outubro o programa quinzenal “Aldeia Global” que visa esclarecer os cidadãos sobre as questões europeias. Para além das reportagens, entrevistas, o programa conta com a colaboração regular do Centro de Informação Europe Direct Madeira que lhe apresenta algumas oportunidades na UE. Não perca o próximo programa já este sábado às 21h45 e entretanto se ainda não teve a oportunidade, assista agora ao programa já emitido!
INICIATIVAS
Prémio Europa Quiz
 
Durante a presidência luxemburguesa, está a decorrer o "Europa Quiz", todos os cidadãos interessados terão uma oportunidade de participar na competição, e ganhar uma enorme variedade de prémios, ao mesmo tempo que expandem o seu conhecimento acerca dos assuntos europeus!
A competição visa consciencializar as gerações mais novas acerca do projeto europeu e o papel específico de Luxemburgo. assim como criar uma base de teste para o design de ferramentas digitais inovadoras, no campo da partilha de conhecimento. Participe até 31 de dezembro.
Para mais informações: http://www.europaquiz.lu/en/

Consulta Pública sobre Cidadania Europeia

A Comissão Europeia quer saber a sua opinião... por isso convida-o(a) a participar na sua nova consulta pública sobre cidadania europeia... Ser cidadão europeu dá-lhe um certo número de direitos fundamentais, (como por exemplo, o direito de circular livremente e de residir em qualquer parte na UE) mas como é que esses direitos podem ser reforçados?
Até 7 de dezembro diga-nos o que é importante para si e de que forma é possível melhorar a situação atual...
saiba mais
NOTÍCIAS
Já conhece a página do Europe Direct Madeira no Pinterest?! Nós mostramos-lhe... clique aqui e descubra as infografias sobre os mais variados temas europeus...
 
CIED Madeira
Faça-nos uma visita!

Edifício Casa da Cultura,
Rua Pe. Eduardo Clemente Pereira
9300-116 Câmara de Lobos

De segunda a sexta-feira
09:00-13:00 / 14:30-17:30

Contacte-nos!
 
Telef. 291 635 113

 
Redes Sociais
Avaliação CIED Madeira!
A sua opinião é muito importante para nós.
Ajude-nos a melhorar a qualidade dos nossos serviços, preenchendo o nosso questionário de avaliação em:
Portais Europeus
"Nós... a EUROPA"
 
O “Nós… a Europa”, está de volta! Oiça em direto todas as sextas-feiras às 16h15!

O "Nós...a Europa" é o programa de rádio que dá destaque aos acontecimentos mais marcantes que ocorrem no espaço comunitário, possibilitando aos ouvintes conhecer um pouco mais a Europa onde vivem, bem como, os benefícios da sua condição de cidadão europeu.
APLICAÇÕES
 
EURES - Your Job in Europe
Está à procura de emprego noutro país da Europa? Gostaria de viver e trabalhar no estrangeiro e melhorar as suas perspetivas de emprego? Então esta aplicação é para si!
EURES é o Serviço de Emprego Europeu que põe em contacto candidatos a emprego e empregadores em toda a Europa. Esta aplicação permite-lhe beneficiar diretamente deste serviço através do seu telemóvel.
saiba mais

                                                                                          
 

Copyright © 2015 | Centro de Informação Europe Direct Madeira | Todos os direitos reservados.