Copy
mais EUROPA | e-newsletter mensal do Europe Direct Madeira
nº 32 | agosto 2016
Não consegue visualizar a e-newsletter do CIED Madeira?
Consulte-a no seu browser
DESTAQUES
CIED Madeira promove "Bike Week"
 
Todos os anos, de 16 a 22 de setembro, a Europa celebra o seu maior evento, relacionado com os transportes urbanos sustentáveis, através da sua iniciativa “Semana Europeia da Mobilidade”, que procura incentivar as entidades locais a apresentar e promover medidas de transporte sustentáveis, possibilitando aos cidadãos a oportunidade de gozar de uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, que conduza a uma mudança de comportamentos, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.
No âmbito desta iniciativa, o Centro de Informação Europe Direct Madeira, em parceria com a Associação de Ciclismo da Madeira, irá realizar na Região a atividade “Bike Week”, promovendo a reflexão sobre as vantagens económicas e ambientais da utilização da bicicleta nomeadamente, a diminuição dos impactos negativos do uso individual do automóvel, o que, por sua vez, permite a redução dos custos que lhe estão associados.
Saiba como participar em: 
http://bit.ly/2bBIG31
Discurso Estado da União 2016

Na quarta-feira, 14 de setembro de 2016, o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, proferirá um discurso sobre o Estado da União no Parlamento Europeu.
O Presidente Juncker fará o balanço das realizações do ano anterior e apresentará as prioridades para o próximo ano. Descreverá também a forma como a Comissão fará face aos desafios mais prementes com que a União Europeia se depara.
O discurso será seguido de um debate em sessão plenária. O discurso sobre o Estado da União assinala o início do diálogo com o Parlamento e o Conselho, previsto no Tratado de Lisboa, tendo em vista a elaboração do programa de trabalho da Comissão para 2017. Este ano o discurso começará às 8h09 (hora de Lisboa)! Acompanhe em directo: 
http://europa.eu/!nW44RC

Declaração da Comissária europeia Corina Cretu sobre os incêndios florestais em Portugal
 
A tragédia dos recentes incêndios florestais em Portugal revelou como é importante a solidariedade da UE em tempos de crise. 
As autoridades portuguesas podem candidatar-se a apoio financeiro ao abrigo do Fundo de Solidariedade da UE. Na sequência de catástrofes naturais, o Fundo de Solidariedade da UE pode ajudar as comunidades a regressar à normalidade em toda a Europa. Leia a declaração da Comissária europeia Corina Cretu sobre os incêndios florestais em Portugal em:
http://europa.eu/!cK94xX
 Europe Direct Madeira

Faça-nos uma visita!

Edifício Casa da Cultura,
Rua Pe. Eduardo Clemente Pereira
9300-116 Câmara de Lobos

Atenção!
Horário de funcionamento de verão: 
De segunda a sexta-feira
09:00-13:00 / 13:30-16:30

Contacte-nos!
 
Telef. 291 635 113
Telem. 919 181 258
Eventos CIED Madeira
De 16 a 22 de setembro
Iniciativa "Bike Week", a decorrer no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade
Media
"Nós...a Europa" é a sua rubrica de informação e atualidade europeia. Oiça aqui os programas já emitidos!
Avaliação CIED Madeira
A sua opinião é muito importante para nós!
Ajude-nos a melhorar a qualidade dos nossos serviços, preenchendo o nosso questionário de avaliação em: http://bit.ly/1wPzzd8
 
Portais Europeus
Consultas Públicas
Dê-nos a sua opinião!
"A sua voz na Europa" é um portal exclusivo de informação, consulta e debate na Internet destinado a todas as pessoas que se interessam pela tomada de decisões na Europa! Saiba aqui quais as consultas que estão a decorrer.
 
ATIVIDADES CIED MADEIRA
No dia 03 de agosto, o CIED Madeira, esteve na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, para realizar uma pequena sessão de informação para cerca de 20 crianças do programa de ocupação de férias de verão. Sob o tema "À descoberta da Europa", foram abordadas diversas temáticas, nomeadamente, quantos países fazem parte da UE, os principais símbolos que a caracterizam e algumas curiosidades sobre o projeto europeu. No final da sessão a cada criança foi oferecido um conjunto de publicações para ficarem a conhecer melhor a UE.
NOTÍCIAS

Comissão propõe que 2018 seja o Ano Europeu do património Cultural
 
A Comissão apresentou no dia 30 de agosto, uma proposta ao Parlamento Europeu e ao Conselho para designar 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural. Neste contexto, a Comissão pretende chamar a atenção para o papel do património cultural da Europa na promoção de um sentido partilhado de identidade e história.
Saiba mais em: 
http://bit.ly/2bBLdu0

Sismo na Itália: "UE está pronta para ajudar" 
 
Após o forte sismo que abalou, o centro de Itália, a União Europeia "está pronta para ajudar", afirma o Comissário Europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides. O mesmo sublinhou que o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência (CCRE), da Comissão Europeia esteve a acompanhar de perto a situação e em contacto com as autoridades italianas de protecção civil durante a noite para qualquer ajuda que poderia ser solicitada. Saiba mais em: http://bit.ly/2bC0vtT
Auxílios estatais: Irlanda concedeu vantagens fiscais ilegais à Apple que podem atingir 13 mil milhões de EUR;
A Comissão propõe que 2018 seja o Ano Europeu do Património Cultural;
Comissão propõe oportunidades de pesca no mar Báltico para 2017;
Melhores estatísticas sociais para uma Europa social;
UE solicita constituição de um painel da OMC sobre a discriminação praticada pela Colômbia quanto às bebidas espirituosas importadas;
Declaração do Primeiro Vice-Presidente Frans Timmermans, da Comissária Věra Jourová e do Comissário Tibor Navracsics por ocasião do Dia Europeu da Memória das Vítimas de todos os Regimes Totalitários e Autoritários;
UE ganha na OMC litígio sobre a proibição russa de importação de carne de porco;
Dia mundial da ajuda humanitária: ação humanitária da UE;
Declaração da Alta Representante/Vice-Presidente, Federica Mogherini, e do Comissário Christos Stylianides sobre o Dia Mundial da Ajuda Humanitária 2016;
Pacto de Estabilidade e Crescimento: Conselho adota recomendações sobre Portugal e Espanha;
INICIATIVAS

Prémio de fotografia "Youth in education and training"
 
"Youth in education and training" foi o tema do concurso de fotografia organizado pelo CEDEFOP para conhecer a forma como os jovens se vêem na escola ou em ambiente de aprendizagem baseada no trabalho. Para participar basta um telefone com câmara fotográfica, uma conta Instagram e idade entre 18 e 30 anos. A data limite é 11 de setembro e deve utilizar a hashtag #CedefopPhotoAward no Instagram para as suas contribuições.
Para mais informações: 
http://bit.ly/2cr6Q1l

Candidaturas a estágios no Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu propõe diversas modalidades de estágio no seu Secretariado Geral, no intuito de proporcionar oportunidades de formação profissional, bem como de dar a conhecer esta Instituição e o seu funcionamento. Até 15 de Outubro poderá concorrer a um estágio que terá início em março de 2017. Para mais informações em: http://bit.ly/1eFpbmG

As 10 prioridades da Comissão Europeia
Prioridade nº 7: Um espaço de justiça e de direitos fundamentais baseado na confiança mútua

Em 2015, a UE continuou a desenvolver as suas políticas no domínio da justiça, dos direitos fundamentais e da cidadania, assentes nos valores de democracia, liberdade, tolerância e Estado de direito que estão no cerne do projeto europeu. É importante que os cidadãos europeus sintam que a sua liberdade e segurança estão bem protegidas onde quer que se encontrem na Europa. 
saiba mais
REDES SOCIAIS
siga-nos!

Copyright © 2016 | Centro de Informação Europe Direct Madeira | Todos os direitos reservados.






This email was sent to <<Endereço de e-mail>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Centro de Informação Europe Direct Madeira · Rua Padre Eduardo Clemente Nunes Pereira · Câmara de Lobos 9300-116 · Portugal

Email Marketing Powered by MailChimp