Copy
mais EUROPA | e-newsletter mensal do Europe Direct Madeira
nº 28 | abril 2016
Não consegue visualizar a e-newsletter do CIED Madeira?
Consulte-a no seu browser
DESTAQUE
No dia 20 de maio das 09h15 às 12h15, realiza-se no Colégio dos Jesuítas do Funchal a 3ª edição da "Volta Apoio ao Emprego". A iniciativa é realizada em colaboração com o Instituto de Emprego da Madeira, e contará com as participações do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) e do Centro Nacional Europass.
Serão temas a abordar nesta ação de informação/formação:
* Como transmitir competências e qualificações de um modo eficaz através do instrumento EUROPASS;
* Medidas Ativas de Emprego / Estágios Profissionais na Europa;
* Carreiras e estágios internacionais;
* A rede de mobilidade profissional na Europa - EURES / o programa “O teu primeiro emprego EURES”

A Entrada é livre mas com inscrição obrigatória em:
http://europedirectmadeira.wix.com/vae2016
ATIVIDADES CIED Madeira
Palestra na EB1/PE da Lombada - Ponta do Sol

No dia 29 de abril o CIED Madeira fez uma nova deslocação à EB1/ PE da Lombada da Ponta do Sol, para realizar a palestra "À descoberta da Europa"! Fomos recebidos por cerca de 20 alunos do 3º e 4º anos que ficaram a conhecer como surgiu a União Europeia, quais os países que fazem parte deste projeto e algumas curiosidades sobre a nossa moeda comum - o EURO. saiba mais

Palestra na Escola Básica e Secundária de Machico

No dia 22 de abril, o Europe Direct Madeira realizou uma nova deslocação à Escola Básica e Secundária de Machico para realizar a palestra “Europa um Espaço de Mobilidades”. A sessão, que se focou na atual crise dos refugiados, foi dirigida a cerca de 70 alunos do 9º, 10 e 12º anos. Aceda aqui às fotos desta iniciativa!

Já são conhecidos os resultados  do concurso escolar "30 anos de integração de Portugal na UE"

Chegou ao fim o Concurso Escolar “30 anos de integração de Portugal na UE”, promovido pela Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar em parceria com Centro de Informação Europe Direct Madeira (CIED Madeira).
No dia 20 de abril ficaram a conhecer-se os resultados da votação do júri para o terceiro e último projeto de vídeo e consequentemente as três equipas vencedoras que, no somatório das três atividades, obtiveram a melhor classificação:
1º – Equipa “FTW (For The Win)”, Escola Profissional Cristóvão Colombo (87 pontos);
2º – Equipa “Pérola Europeia”, Escola Básica e Secundária de Machico (73 pontos);
3º – Equipa “Euroluso4”, Escola Básica e Secundária de Machico (71 pontos);
As equipas vencedoras vão agora visitar o Parlamento Europeu, em Bruxelas. Os nossos Parabéns!
No dia 06 de maio realiza-se no Museu da Casa da Luz no Funchal pelas 16h00, a cerimónia de entrega de prémios e estará patente uma exposição com os trabalhos produzidos por todas as equipas. Consulte todos os resultados em:
http://bit.ly/1rhtf3a

CIED Madeira participa na Semana dos Clubes, Grupos e projetos da Escola Jaime Moniz

Nos dias 18 e 20 de abril, o Europe Direct Madeira participou, a convite do Projeto Aimer le français, na XVIII Semana dos Clubes, Grupos e Projetos da Escola Secundária Jaime Moniz.
No dia 18 de abril e sob o tema “Itinerários de cidadania” foi realizado um “Café Europa”, onde o Europe Direct Madeira efetuou duas intervenções distintas, tendo-se na primeira abordado o tema do voluntariado mais concretamente o programa europeu, Serviço Voluntário Europeu e a segunda o tema da Cidadania Europeia.
Na última parte da atividade, os alunos dispostos em grupos de trabalho, puderam esclarecer as suas dúvidas em relação às temáticas apresentadas, com cada um dos intervenientes.
O dia 20 de abril, que contou com a presença do Dr. Sérgio Marques, Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, foi dedicado ao convívio e à partilha de ideias.

Leia aqui os testemunhos da professora Ana Maria Kauppila, coordenadora do Projeto Aimer le français, e de algumos alunos participantes nesta iniciativa.
Vejas as imagens desta atividade em: 
http://bit.ly/1SpRqqn

NOTÍCIAS
 * Adoção de uma nova política integrada da UE para o Ártico;
 Europe Direct Madeira

Faça-nos uma visita!

Edifício Casa da Cultura,
Rua Pe. Eduardo Clemente Pereira
9300-116 Câmara de Lobos

De segunda a sexta-feira
09:00-13:00 / 14:30-17:30

Contacte-nos!
 
Telef. 291 635 113
Eventos CIED Madeira
04 maio, 08h00
Palestra Escola 2/3 dos Louros

06 maio, 16h00
Entrega de prémios e exposição de trabalhos do concurso escolar "30 anos de integração de Portugal na UE", Museu Casa da Luz
 
09 maio, 14h30
Café Europa "30 anos de Ultraperiferia Europeia: o que mudou?", Museu de Imprensa da Madeira
 
10 maio, 10h30
Palestra na Biblioteca Municipal de Santa Cruz
 
11 maio, 10h00
Palestra na Escola 2/3 Dr. Eduardo Brazão de Castro
 
19 maio, 19h00
Sessão de Informação no Instituto Superior de Administração e Línguas da Madeira

20 maio, 09h15
Volta de Apoio ao Emprego 2016, Anfiteatro do Colégio dos Jesuítas - Universidade da Madeira

23 maio, 10h00/14h30*
Ação de informação para docentes na Escola B+S de Machico

30 maio, 10h00/14h30*
Ação de informação para docentes na Escola B+S Padre Manuel Álvares

(*a confirmar)
Media
"Nós...a Europa" é a sua rubrica de informação e atualidade europeia. Às sextas-feiras por volta das 16h15, oiça na rádio Antena 1 Madeira.
"Aldeia Global" é o programa quinzenal da RTP Madeira que visa esclarecer os cidadãos sobre as questões europeias e que conta com a participação do Centro de Informação Europe Direct Madeira.
Avaliação CIED Madeira
A sua opinião é muito importante para nós!
Ajude-nos a melhorar a qualidade dos nossos serviços, preenchendo o nosso questionário de avaliação em: http://bit.ly/1wPzzd8
 
Portais Europeus
Consulta Pública
Até 04 de maio está a decorrer a consulta pública - "Avaliação dos “Centros de Informação Europe Direct 2013-2017" promovida pela DG Comunicação da Comissão Europeia. A Consulta é dirigida a todos os cidadãos e organizações e visa recolher opiniões sobre o seu conhecimento e a utilização que fazem dos serviços providenciados pelos Centros de Informação Europe Direct. Aceda aqui à consulta pública!
As 10 prioridades da Comissão Europeia
Prioridade nº 3: Uma União mais resiliente a nível da energia, dotada de uma política visionária em matéria de alterações climáticas
 
No início de 2015, a União Europeia assumiu o compromisso de garantir aos seus cidadãos e empresas um aprovisionamento energético seguro e a preços acessíveis e, ao mesmo tempo, lutar contra as causas das alterações climáticas.
Foi então lançada a União da Energia, com o objetivo de fornecer aos consumidores e empresas da UE energia segura, sustentável e competitiva.  A União da Energia visa igualmente lutar contra as alterações climáticas através da transição para uma economia hipocarbónica e respeitadora do clima. saiba mais
REDES SOCIAIS
siga-nos!

Copyright © 2016 | Centro de Informação Europe Direct Madeira | Todos os direitos reservados.






This email was sent to <<Endereço de e-mail>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Centro de Informação Europe Direct Madeira · Rua Padre Eduardo Clemente Nunes Pereira · Câmara de Lobos 9300-116 · Portugal

Email Marketing Powered by MailChimp