Copy

FENACERCI NEWSLETTER

Nº 12 - Fevereiro 2016
Veja este email no seu browser
IV Congresso Iberoamericano sobre Síndrome de Down

IV Congresso Iberoamericano sobre Síndrome de Down

“Direito ao Futuro, Futuro de Direitos”

A FENACERCI, enquanto membro da Federação Iberoamericana de Síndrome de Down, é coorganizadora do Congresso que juntará em Salamanca, nos próximos dias 16,17 e 18 de Março, mais de quatrocentos familiares e especialistas que ao longo dos três dias da iniciativa, discutirão temáticas diversas associadas à afirmação plena dos direitos das pessoas com síndrome de down. A realidade portuguesa irá estar representada num painel, onde serão abordados os seguintes temas:

  • Capacitar para a cidadania. Uma nota curricular - Sandra Marques - FENACERCI.
  • O que fazemos com o elefante na sala? - Falando sobre os direitos sexuais e reprodutiva das pessoas com síndrome de Down  - Paula Pinto ,  Universidade de Lisboa. 
  • Interação com a família e a comunidade na promoção da autonomia e participação social - Rogério Cação - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados, CERCIPENICHE.
Assim, o IV Congresso, que é promovido pela Federação Iberoamericana de Síndrome de Down, a DownEspanã e o Instituto universitário de integração na comunidade da Universidade de Salamanca, pretende por via da participação de peritos nesta área, promover um maior conhecimento da situação das pessoas com Síndrome de Down e suas respetivas necessidades.

A partilha de conhecimento e a criação de referências nesta área são meios indispensáveis na promoção da qualidade de vida destas pessoas, bem como, na orientação de futuros apoios às famílias, organizações e respetivos clientes contituindo-se como um evento de extrema importância, onde poderemos ir buscar conhecimentos importantes para fazermos mais e melhor pela inclusão das pessoas com deficiência intelectual.

Para conhecer o Programa deste evento em detalhe vá a http://fiadown.org/
 

ORGANIZAÇÕES PREOCUPADAS COM ATRASO DO POISE

As organizações que integram o Fórum para a Integração Profissional  têm manifestado junto de várias instâncias governativas a sua preocupação perante o inusitado atraso na implementação do POISE. Uma resolução do Conselho de Ministros de Janeiro, permitiu amenizar o problema, mas a verba que foi disponibilizada apenas cobre os custos com os primeiros dois meses de funcionamento. Quem sai prejudicado desta situação são as pessoas com deficiência que beneficiam destas ações que veem as suas expectativas adiadas, dada a falta de meios das organizações para lhes garantir um projeto de continuidade. Por outro lado, a não ser resolvido o problema nos próximos dias, as organizações poderão ficar em pouco tempo com situações de rutura, com consequência imprevisíveis ao nível da sua estabilidade e condições de funcionamento. As Organizações do Fórum têm previstas várias iniciativas caso a solução não apareça nos próximos dias, onde se poderá incluir a realização de uma reunião nacional com as estruturas formativas e a partilha do problema com a opinião pública.

COOPERAÇÃO ENTRE A FENACERCI E O CENTRO CIÊNCIA VIVA DE ESTREMOZ

A FENACERCI e o Centro de Ciência Viva estabeleceram um acordo de princípio de cooperação com a associação  de uma exposição à Campanha Pirilampo Mágico 2016, que o Centro de Ciência Viva de Estremoz se encontra a organizar.
A exposição tem por tema “Porque Somos como Somos” e sobre ela daremos notícias mais adiante.

REUNIÃO DE TRABALHO DA EAMHID

REUNIÃO DE TRABALHO DA EAMHID

5 e 6 de Fevereiro no Luxemburgo

No início do mês de Fevereiro, a FENACERCI participou em mais uma jornada de trabalho realizada no âmbito da associação europeia EAMHID – Associação Europeia da Saúde Mental na Deficiência Intelectual. Durante dois dias, a direção reuniu com o intuito de se trabalharem conjuntamente diversos assuntos chave relativos à dinâmica interna da organização e suas atividades, entre os quais importa destacar a constituição de quatro grupos de trabalho internos - Finanças, Organização do Congresso 2017, Comité Cientifico do Congresso 2017 e Comunicação Interna e Externa - dos quais a Federação integrará ativamente o grupo relativo aos aspetos comunicacionais. Efectuou-se igualmente um breve balanço do 10º Congresso Internacional, realizado em Florença no passado ano em Setembro, o qual revelou ser um verdadeiro sucesso tanto por força do elevado número de participantes , bem como , pela realização de inúmeras de sessões de trabalho sobre os temas em análise (farmacologia, psicoterapia, sistemas de classificação, educação, emprego, reabilitação, entre outros). Um outro aspeto trabalhado e de elevado interesse diz respeito à futura realização de mais um Congresso Internacional nos dias 21, 22 e 23 de Setembro de 2017 na cidade de Luxemburgo. Logo que existam mais informações pormenorizadas sobre este evento, que consideramos ser de elevada importância para a intervenção realizada pelas nossas associadas junto da população com deficiência intelectual, daremos notícias. Mais informações em http://www.eamhid.lu/

FENACERCI E PLENA INCLUSIÓN CONSOLIDAM CONVÉNIO DE COOPERAÇÃO

FENACERCI E PLENA INCLUSIÓN CONSOLIDAM CONVÉNIO DE COOPERAÇÃO

A FENACERCI enviou uma delegação a Madrid nos dias 27 a 29 de janeiro para dar início a uma cooperação formal entre a Federação e a Plena Inclusion. Fizeram parte desta delegação dirigentes, familiares, técnicos e pessoas com deficiência intelectual.

Durante 3 dias foram partilhadas realidades, saberes, dificuldades e projetadas ações de cooperação entre as duas organizações. No final deste mês terá lugar um segundo encontro, desta vez a realizar-se em Cascais e Peniche.

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Email
Email
Copyright © 2015-2016 FENACERCI, All rights reserved.
Fenacerci | Rua Augusto Macedo 2 A | 1600-794 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 21 711 25 80 | Fax. (+351) 21 711 25 81
E-mail : fenacerci@fenacerci.pt

unsubscribe from this list    update subscription preferences