Copy

FENACERCI NEWSLETTER

Nº 14 - Abril / Maio 2016
Veja este email no seu browser
PIRILAMPO MÁGICO 2016

Campanha Pirilampo Mágico 2016

PERIODO DA CPM I 7 a 29 de maio

SESSÃO DE ABERTURA I 5 de maio I Torreão Poente do Terreiro do Paço I Lisboa

Sessão que contará com o alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.
As Organizações beneficiárias da Campanha Pirilampo Mágico, são instituições privadas sem fins lucrativos, que prestam atendimento direto ou indireto a pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência em diversos domínios, nomeadamente ao nível de Estruturas Educativas, Centros de Formação e Apoio ao Emprego, Unidades de Emprego Protegido, Centros de Atividades Ocupacionais, Unidades Residenciais, Apoio Domiciliário, Intervenção Precoce, entre outras.

LEMA da CPM 2016: SOMOS QUEM SOMOS
As pessoas com deficiência não são o que os outros querem que sejam. São quem são: pessoas que querem ver respeitada a sua dimensão individual, cidadãos de pleno direito que reclamam igualdade de oportunidade. Por isso reafirmamos perante a sociedade: somos quem somos. Pessoas com deficiência sim, mas com os direitos, expetativas e sonhos que são devidos a qualquer outra pessoa. Por isso, não falem por nós: falem connosco! Façamos juntos o caminho para uma sociedade cada vez mais inclusiva e fundada em valores como a igualdade e a solidariedade.

CONCEITO: 
Este ano de 2016 associamo-nos ao Ano Internacional do Entendimento Global, que procura contribuir para a erradicação da pobreza, do desenvolvimento sustentável e diálogo intercultural através da educação, das ciências, da cultura, da comunicação e da informação considerando que o educar para a cidadania, implica alcançar a educação de qualidade para todos e a aprendizagem permanente ao longo da vida. Acreditamos que, é sustentados na cooperação e virados para o desenvolvimento que, seremos capazes de construir uma sociedade onde os direitos e as oportunidades, sejam iguais para todos. É essa a luz que queremos alimentar com o Pirilampo Mágico.

Peças de Merchandising I Pirilampo Mágico I Chávena I Caneca I Saco I PIN I Pirilampo I T´Shirt I CD I Livro Pirilampo Mágico

Para saber mais sobre a Campanha Pirilampo Mágico e as atividades que vão decorrer durante o mes de maio vá a www.fenacerci.pt
PIRILAMPO NÁUTICO

IVª Edição Pirilampo Náutico

Ação inserida na Campanha Pirilampo Mágico 2016 que procura incrementar a matriz de inclusão e valorização da pessoa com deficiência, reconhecendo que o mar também é um veículo de solidariedade e de inclusão. Pretendemos com esta ação facultar às pessoas com deficiência a prática de modalidades náuticas – vela e canoagem, com elevado potencial lúdico, desportivo e terapêutico, bem como usufruir de um dia diferente nas suas vidas.

Data:11 de maio de 2016 (quarta-feira)
Local:Marina do Parque das Nações
Atividades: Vela classe access, canoagem,  visita oceanário
Para mais informações contacte FENACERCI I 21 7112580

Projeto TOPSIDE+ Reunião de Parceria 

Projeto TOPSIDE+
Projeto TOPSIDE+

Entre os dias 19 e 21 de abril de 2016 teve lugar em Berlim a última reunião de parceria do projeto. Esta reunião contou com a participação de todas as entidades parceiras (Inclusion Europe, Lebenshilfe, Adapei e Viltis), tendo a FENACERCI sido representada pela equipa afeta ao projeto, pelo Diretor Executivo e pelo Albino Silva, cliente da associada CERCILISBOA. 
A reunião teve como objetivo geral fazer um ponto de situação e avaliação global do projeto, envolvendo para tal,  a participação das várias pessoas com deficiência intelectual.
Foram, igualmente, apresentados por todos os parceiros os novos exercícios que integrarão o Curriculum TOPSIDE+; discutiu-se, de forma acessível e participada, os conteúdos do Curriculum TOPSIDE+ em Leitura Fácil; apresentaram-se os 4 planos nacionais de disseminação do projeto e traçaram-se linhas orientadoras relativamente aos conteúdos que devem constar no documento “Recomendações políticas a nível europeu”, sobre a importância do apoio por pares na tomada de decisão.
No que respeita à participação da equipa da Federação, nomeadamente do Albino Silva, é de salientar o seu nível de empenho e qualidade de trabalho, demonstrado nos vários exercícios que desenvolveu (quer enquanto formador, quer enquanto formando), bem como em todas as suas intervenções e sugestões.

Sessões de esclarecimento - Contratação Coletiva, Código do Trabalho e Código Cooperativo

Sessões de esclarecimento
Sessões de esclarecimento

A Fenacerci realizou, nos passados dias 14 e 26 de abril, duas sessões de esclarecimento descentralizadas (Espinho e Évora) junto do seu universo de Associadas sobre temas chave de atuação: Contratação Coletiva, Código de Trabalho e Código Cooperativo. Foram dois dias de trabalho que contaram com a presença de aproximadamente 60 dirigentes das Cooperativas de Solidariedade Social, assim como, representantes da Autoridade para as Condições do Trabalho - ACT, do Instituto de Segurança Social - ISS e da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - CASES.
Foram sessões que primaram pela realização de discussões bastante frutíferas e dinâmicas, mas que acima de tudo, deixaram um grande desafio futuro: a necessidade de compilar num memorando as questões de fundo abordadas e levá-las à discussão conjunta com todas as partes interessadas. Dentro em breve daremos mais novidades sobre o desenvolvimento desta matéria. Fique atento!

FENACERCI Aposta na Formação Interna

FENACERCI Aposta na Formação Interna

Considerando a Federação de suma importância a capacitação e formação dos seus recursos humanos um elemento fundamental à prestação de serviços de qualidade, promoveu recentemente a realização de duas ações de formação internas. Assim, foram realizadas: 

  • ação de formação com a duração de 28h sobre Gestão de Projetos com recurso ao MS Project, uma vez que a atividade de projeto é um pilar de ação da Federação, procurando-se deste modo dotar a equipa de ferramentas facilitadoras à atividade de gestão de projetos;
  • ação outdoor  - com a duração de 10h, tendo como o objetivo reforçar o espírito e o trabalho de equipa, melhorar a comunicação organizacional e a coesão interna.
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Email
Email
Copyright © 2015-2016 FENACERCI, All rights reserved.
Fenacerci | Rua Augusto Macedo 2 A | 1600-794 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 21 711 25 80 | Fax. (+351) 21 711 25 81
E-mail : fenacerci@fenacerci.pt

unsubscribe from this list    update subscription preferences 







This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
FENACERCI · Rua Augusto Macedo, 2 A · Lisboa 1600-794 · Portugal

Email Marketing Powered by MailChimp