Copy

FENACERCI NEWSLETTER

Nº 11 - Janeiro 2016
Veja este email no seu browser
Financiamento e funcionamento da Formação Profissional

Financiamento e funcionamento da Formação Profissional

Decorreu no passado dia 25, pelas 10 horas, uma reunião entre as organizações que integram o Fórum para a Integração Profissional (FAPPC, FENACERCI, FORMEM e HUMANITAS), a Senhora Secretária de Estado para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, Ana Sofia Antunes e o Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita. Esta reunião destinou-se a debater questões relacionadas com o encerramento do quadro comunitário anterior e o financiamento da formação em 2016 tendo ficado decidido que o governo irá assegurar o financiamento da formação, através de uma RCM -  Resolução do Conselho de Ministros, já entretanto aprovada na passada quinta feira, dia 21 de janeiro. O acesso a esta verba será feita via preenchimento e submissão de requerimento, de acordo às respetivas normas, que ainda não foram tornadas públicas por parte do IEFP. A FENACERCI encontra-se a acompanhar este processo e logo que hajam novidades, serão de imediato partilhadas com as Associadas e publicadas no site oficial www.fenacerci.pt.

Em síntese e numa análise feita aos resultados desta reunião, parece-nos que a solução encontrada vai de encontro às expectativas traçadas pelas organizações. Nessa medida as entidades que integram o Fórum não podem deixar de saudar publicamente, a resposta rápida e eficaz que foi dada pelos nossos interlocutores institucionais, designadamente da parte dos Senhores Secretários de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência e Emprego. 
Esperemos que este espírito de diálogo e cooperação se mantenha e até fortaleça no futuro!

Crédito da Foto: Cliente da CERCIAMA

Presidente recebeu órgãos diretivos da CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social

Presidente recebeu órgãos diretivos da CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social

O Presidente da República recebeu, em audiência, no passado dia 21 de Janeiro, os órgãos diretivos da CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, tendo lançado o repto às organizações sobre a  importância de estas  darem continuidade ao trabalho de aproximação que têm vindo a desenvolver, tendo por isso, ficado agendada uma reunião de trabalho entre as mesmas, com data ainda a definir.

A CONFECOOP sublinhou a importância que a Economia Social tem na sociedade portuguesa, salientando que a Lei de Bases da Economia Social contribuiu muito para isso, no entanto, há ainda muito a fazer, nomeadamente, "cuidar" dos enquadramentos normativos das diferentes realidades jurídicas e apostar na elaboração de um Estatuto Fiscal para a Economia Social. 

Crédito da Fotografia: Presidência da República Portuguesa

Plataforma Nacional de Autorrepresentantes

No dia 21 de dezembro de 2015 foi constituída formalmente a Plataforma Nacional de Autorrepresentantes (PNAR). 
Esta Plataforma é um dos produtos do projeto PAR – Promover a Autorrepresentação, desenvolvido com o cofinanciamento do INR IP.

A PNAR conta já com 15 membros, que representam 235 autorrepresentantes de todos o país. Foi também o eleito o grupo dinamizador(GD) da PNAR, que é constituído por 3 autorrepresentantes. Candidataram-se a este cargo 6 autorrepresentantes, tendo sido eleitos a Carla Gonçalves, o Albino Silva e o João Pereira.

A primeira reunião do GD está agendada para o dia 4 de fevereiro, via Skype.
As candidaturas à PNAR estão abertas todo o ano, devendo ser enviado um email para smarques@fenacerci.pt a solicitar o envio dos formulários.
O sítio Internet da PNAR estará disponível em breve.

Inclusion Europe

Reunião com o Grupo de Trabalho para a Educação Inclusiva da Inclusion Europe

Decorreu nos dias 21 e 22 de janeiro uma reunião da FENACERCI e do Grupo de Trabalho para a Educação Inclusiva da Inclusion Europe, de forma a preparar o programa da Conferência Europe in Action 2016, que irá ter lugar em Lisboa, de 25 a 28 de maio e cujo tema é: 

O Papel das Famílias na Educação: 
O “pontapé de saída”para a independência

Esta conferência pretende divulgar e refletir sobre práticas de educação inclusiva e desafios que se colocam a toda a comunidade educativa, bem como sobre estratégias que promovam a implementação do artigo 24º da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Pretende ainda chamar a atenção para a importância das famílias na promoção da independência e do exercício pleno da cidadania, e para a necessidade de incluir a família em todos os ambientes e abordagens educativas.

Reunião entre FENACERCI e Plena Inclusíon

Plena Inclusíon

A FENACERCI e a Plena Inclusíon vão dar início a uma colaboração que se pretende frutuosa e alargada no tempo, com vista a assegurar estratégias e áreas de investigação comuns.
A primeira reunião terá lugar em Madrid, de 27 a 29 de janeiro, e contará com dirigentes, pais e autorrepresentantes de ambas as organizações. Uma segunda reunião está já agendada para fevereiro, em Portugal.

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Email
Email
Copyright © 2015-2016 FENACERCI, All rights reserved.
Fenacerci | Rua Augusto Macedo 2 A | 1600-794 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 21 711 25 80 | Fax. (+351) 21 711 25 81
E-mail : fenacerci@fenacerci.pt

unsubscribe from this list    update subscription preferences