Copy

FENACERCI NEWSLETTER

Nº 21 - Janeiro 2017
Veja este email no seu browser
RETROSPETIVA 2016
X Encontro Nacional de Dirigentes

X Encontro Nacional de Dirigentes

A FENACERCI, no âmbito das atividades do Projeto LID – Liderança, Inovação e Desenvolvimento – cofinanciado pelo INR, IP -  realizou, em parceria com a associada local CERCIBEJA, o X Encontro Nacional de Dirigentes. O Encontro teve lugar na cidade de Beja, no passado mês de Novembro 2016 e durante dois dias de trabalho cerca de centena e meia de participantes (dirigentes, oradores e dinamizadores), recorrendo a diferente metodologias de trabalho, refletiram sobre temas tão diversos como seja a reconversão organizacional, os  desafios com que estas organizações se confrontam, inovação/ empreendedorismo, domínios emergentes de atendimento e fragilidades/ potencialidades da situação atual. Foram também realizados grupos/ oficinas de trabalho (momentos de carácter mais (in)formativo recorrendo a formadores/ oradores externos) relativamente a temas, que pela sua natureza suscitam recorrentemente elevado interesse do ponto de vista da intervenção como sejam o código cooperativo, a contratação pública e o código coletivo de trabalho. De acordo com o vinculado pelos participantes a realização deste tipo de evento revelou ser, mais uma vez, um marco importante e imprescindível para a prática organizacional desenvolvida em prol das pessoas com deficiência e suas famílias. A Federação, na qualidade de representante de cúpula destas organizações, irá continuar a apostar na realização desta tipologia de trabalho reconhecendo que é uma metodologia chave para a coesão e fortalecimento que se pretende continuar a implementar neste setor.

X Encontro Nacional de Dirigentes I FENACERCI Homenageia Três Personalidades Pioneiras do Movimento Cooperativo

FENACERCI Homenageia Três Personalidades Pioneiras do Movimento Cooperativo

"Temos um passado de que nos orgulhamos. É nele que nos revemos muitas vezes quando pensamos nas lutas que temos de travar pela promoção dos direitos das pessoas com deficiência. Pensamos sobretudo nos pioneiros que com um entusiasmo de descoberta e uma vontade de vencer conseguiram obstar às múltiplas dificuldades que se colocavam nesses já longínquos primeiros tempos. 
É por isso que fazemos questão de honrar a memorias desses tempos celebrando pessoas que pelo papel que desempenharam fazem parte da história do movimento CERCI. A Élia Pombeiro, o António Pessegueiro e o Jaime Calado são três dessas pessoas que marcam a história dos primeiros tempos e que ainda hoje  nos acompanham na concretização dos sonhos que vão marcando o dia a dia das nossas CERCIs.
Queremos por isso manifestar à Élia, ao António e ao Jaime a nossa gratidão por tudo o que fizeram e o nosso sentido de reconhecimento por aquilo que representam no movimento onde o sonho, a esperança e a vontade de vencer foram determinantes."

17 de Novembro de 2016

Encontro Nacional de Organizações de Formação Profissional e Emprego para as Pessoas com Deficiência

Encontro Nacional de Organizações de Formação Profissional e Emprego para as Pessoas com Deficiência

Numa organização conjunta entre as entidades que fazem parte do Fórum para a Integração Profissional (FENACERCI, Formem, FAPPC e Humanitas) decorreu, no passado dia 25 de Novembro, no Auditório do ISEC em Coimbra, o primeiro Encontro Nacional de Organizações de Formação Profissional. O grande objetivo deste Encontro centrou-se na necessidade de se realizar um debate, o mais alargado possível, que incorporasse não somente questões relativas ao momento atual mas que igualmente apostasse no desenho de perspetivas de futuro neste domínio específico de intervenção. Marcaram presença cerca de 80 organizações e perto de duzentos profissionais e como ponto de partida para a discussão foram apresentados/ discutidos os principais resultados de um inquérito aplicado recentemente a todas as organizações que intervêm na área. A realização deste evento revelou ser um marco importante na medida em que, fruto do trabalho desenvolvido, foi apresentada e votada por unanimidade uma Declaração Final que na sua essência reitera a importância vital do desenvolvimento desta tipologia de formação tendo em conta o papel desenvolvido pelas organizações de terreno e a defesa intransigente de processos eficazes de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Constituição do Grupo de Tarefa para o Estudo das Respostas de Apoio Ocupacional

 Constituição do Grupo de Tarefa para o Estudo das Respostas de Apoio Ocupacional

A FENACERCI realizou no passado dia 11 de Outubro de 2016, uma Reunião  que deu lugar à constituição do Grupo de Tarefa para o Estudo das Respostas de Apoio Ocupacional. Esta reunião de trabalho procurou dinamizar uma reflexão aberta em torno das questões que se colocam presentemente às organizações sobre o funcionamento destas estruturas a partir de um documento elaborado pela Direção da FENACERCI. A ideia é definir orientações sobre o futuro funcionamento do Grupo, de uma forma articulada e partilhada e posterior desenvolvimento da ação, tendo em conta que todas as pessoas com deficiência intelectual e multideficiência têm que ter uma resposta adequada ao seu perfil, uma vez terminado o percurso escolar. A próxima reunião encontra-se prevista para Janeiro de 2017.

FENACERCI integra o Grupo de Trabalho para as Necessidades Especiais na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior 

FENACERCI integra o Grupo de Trabalho para as Necessidades Especiais na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

A convite da Sra. Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Dra. Maria Fernanda Rollo, a FENACERCI fez-se representar no passado dia 25 de Novembro na primeira reunião do Grupo de Trabalho para as Necessidades Especiais na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (GT-NECTES). Este GT terá como missão aconselhar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior na definição de estratégias que promovam o acesso e a inclusão das pessoas com necessidades especiais ao ensino superior  e às atividades  académicas, mediante a produção de estudos, pareceres e recomendações.
Este GT terá a duração de 12 meses, será composto por uma comissão consultiva e dividir-se-á em 4 sub-grupos. Os sub-grupos de trabalho possuem 4 eixos de intervenção: 1) Legislação e regulamentação existentes no âmbito da inclusão de pessoas com necessidades especiais nas IES e no SCTN; 2) Acessibilidade e universalidade nos meios e recursos usados e disponibilizados ao nível das IES e do SCTN, nomeadamente ao nível das acessibilidades física e digital; 3) Condições de transição e acesso entre o Ensino Secundário e o Ensino Superior e 4) Frequência do Ensino Superior, integração na vida académica, transição para a vida ativa e/ou integração no SCTN.
A FENACERCI integrará a Comissão Consultiva deste GT. O trabalho do GT-NECTES resultará na produção de um relatório por subgrupo e um relatório-síntese, sendo este último alvo de um parecer por parte da Comissão Consultiva.

Fonte da Imagem: http://w3.ufsm.br/acessibilidade/images/Adesivo_evento2.jpg

Reunião de Parceria do Projeto MINCE

Reunião de Parceria do Projeto MINCE

Nos dias 15 e 16 de novembro teve lugar a 2ª reunião de parceria do projeto MINCE, em Sófia, na Bulgária. Esta reunião pretendeu aferir o estado de implementação do projeto e dos produtos desenvolvidos pelo mesmo, envolvendo todos os parceiros e promovendo a troca de ideias e experiências que torna mais ricos todos os processos humanos. Foram discutidos de forma aprofundada os conteúdos do Currículo para Mediadores e das linhas de orientação em leitura fácil, bem como a melhor forma de desenvolver o Currículo MINCE para os profissionais da área da deficiência. Foi ainda estabelecida uma data para o Seminário final, que terá lugar em Graz, Áustria, em outubro de 2017. Em fevereiro de 2017 terá lugar o segundo grupo focal do profissionais, que irá testar o currículo para profissionais da área da deficiência.
Pode consultar aqui o folheto de divulgação do projeto.

CONSELHO CONSULTIVO DAS FAMÍLIAS

As primeiras reuniões do Conselho Consultivo das Famílias ocorreram entre os meses de Outubro e Dezembro em Águeda, Fafe e Lisboa. Em Janeiro será calendarizada a última reunião, que ocorrerá em Beja. Cada uma destas reuniões realizou-se com o apoio dos delegados regionais da Federação e permitiu a eleição dos representantes e respetivos suplentes que constituirão a Comissão Permanente deste Conselho. 
As referidas reuniões contaram com a participação de cerca de 60 famílias das associadas da FENACERCI e tiveram como objetivo sensibilizar para a importância da sua participação e envolvimento nas decisões e orientações a tomar pela Federação em todas as matérias com implicações para as famílias e pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.
Para o próximo o ano perspetiva-se a realização da primeira reunião da Comissão Permanente, com o suporte da FENACERCI, bem como o definição e planeamento das atividades a desenvolver pelo Conselho Consultivo das Famílias.

Simpósio Comemorativo dos 10 anos da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência 

Simpósio Comemorativo doa 10 anos da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Nos dia 12 e 13 de dezembro teve lugar em Lisboa o Simpósio Comemorativo dos 10 anos da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Este simpósio, organizado pelo ISCSP e pelo ODDH, contou com a colaboração da FENACERCI, que dinamizou uma das sessões paralelas no dia 12 – Regimes de Interdição e Inabilitação – e participou num dos painéis de dia 13 – Direitos Civis e Políticos.
Estiveram presentes cerca de 130 participantes, entre eles o Presidente do EDF, Yannis Vardakastanis, e a relatora para Portugal do Comité das Nações Unidas dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Ana Peláez.
Este evento contou ainda com a cobertura de alguns órgãos de comunicação social, em específico, o Jornal Público, a Rádio Renascença, a Rádio Comercial e a Agência Lusa.
As apresentações utilizadas durante este simpósio estarão disponíveis brevemente no sítio eletrónico do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos.

Eleição do/a Presidente do Mecanismo Nacional de Monitorização da Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

No dia 21 de dezembro teve lugar em Lisboa a primeira reunião do Mecanismo de monitorização da implementação da Convenção, com o objetivo único de eleger o/a seu/sua presidente.
Este mecanismo, que conta com representantes da Assembleia da República, Provedoria da Justiça, Comissão Nacional de Direitos Humanos, Comissão da Deficiência, Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral, FENACERCI, Federação Portuguesa das Associações de Surdos, Associação Nacional de Espondilite Anquilosante e do meio académico, elegeu para sua Presidente, por maioria simples, a Prof. Dra. Paula Campos Pinto.
A última reunião teve lugar no dia 9 de janeiro, nas instalações do INR.IP.

2ª Assembleia Geral da Plataforma Nacional de Autorrepresentantes

2ª Assembleia Geral da Plataforma Nacional de Autorrepresentantes

No dia 28 de novembro teve lugar em Peniche a 2ª Assembleia Geral da Plataforma Nacional de Autorrepresentantes.
Este encontro, a que compareceram mais de 50 autorrepresentantes de 7 dos membros da Plataforma, contou ainda com os restantes membros (5) que se fizeram representar por escrito, delegando o seu voto noutros grupos.
Durante a Assembleia foi entregue o prémio do concurso “Como me vês” à designer Marisa Ferreira, que criou o logotipo da PNAR.
Foi apresentado o Plano de Atividades de 2017, que foi construído a partir de contributos dos membros da Plataforma.
Este Plano, desenvolvido em torno de 3 eixos, será apoiado pela FENACERCI financeiramente, de forma a que seja possível a sua execução Os três eixos são:

  • Disseminar a autorrepresentação
  • Dar voz aos autorrepresentantes
  • Formar autorrepresentantes, famílias e profissionais 
Pode aceder ao Plano de atividades na sua totalidade se clicar aqui.
O Plano foi aprovado por maioria, sendo agora altura de por mãos à obra!
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Email
Email
Copyright © 2015-2017 FENACERCI, All rights reserved.
Fenacerci | Rua Augusto Macedo 2 A | 1600-794 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 21 711 25 80 | Fax. (+351) 21 711 25 81
E-mail : fenacerci@fenacerci.pt

unsubscribe from this list    update subscription preferences 







This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
FENACERCI · Rua Augusto Macedo, 2 A · Lisboa 1600-794 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp