Copy

FENACERCI NEWSLETTER

Nº 15 - Junho 2016
Veja este email no seu browser

Agradecimento Público

A FENACERCI agradece a todos os que colaboraram direta ou indiretamente com a Campanha Pirilampo Mágico 2016. O sucesso da Campanha depende de todos os que o fizeram. Em nome das Organizações e das  Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Multideficiência, o nosso muito obrigado e bem hajam!

Apresentação Pública I Ética desportiva para todos!

Decorreu no passado dia 25 de maio a apresentação pública da publicação «Ética Desportiva para Todos», com adaptação de Sandra Marques da FENACERCI, e da Banda Desenhada «As aventuras de Splitz! – o pequeno herói» de Ricardo Roque Martins, que teve lugar na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures (Rua Guilherme Henrique Soromenho, 2 | Loures).
O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e da Secretária de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, do Atleta Paralímpico - Jorge Pina, da Diretora da escola Luís de Sttau Monteiro e muitos outros ilustres convidados e entidades parceiras.
A cerimónia serviu ainda para apresentar a nova imagem do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) e terminou com a inauguração e visita dos convidados ao centro de estágio dos valores - a caravana móvel do PNED, que irá circular por todo o Pais.

Para consultar o documento “Ética Desportiva para Todos” vá a http://www.fenacerci.pt/web/publicacoes/outras.html

Portugal Economia Social 

Projeto TOPSIDE+
Projeto TOPSIDE+

A FENACERCI participou juntamente com algumas das suas Organizações Associadas no Encontro do Empreendedorismo e Inovação na Economia Social - uma iniciativa promovida pela CASES que decorreu de 19 a 21 de maio na FIL, em Lisboa. Sendo um setor que representa uma parte significativa da economia, procura assim, afirmar a sua capacidade para resolver de uma forma sustentável os novos problemas sociais e adequar os serviços às necessidades que estes vão determinando.

Os  objetivos do Portugal Economia Social encontram-se definidos e  são designadamente :

  • Apresentar / promover projectos económicos e sociais e fomentar a  criação de “joint ventures” para o desenvolvimento cooperativo;
  • Mostrar respostas para a satisfação de necessidades sociais mas também  de novas soluções institucionais e legais que desenvolvem formas de  organização económica mais plurais, democráticas e participativas, alternativas à economia de mercado;
  • Dinamizar e apoiar o empreendedorismo social e estimular a capacidade  empreendedora dos/as cidadãos/ãs e das organizações, visando o desenvolvimento sustentável e a coesão económica, por via da  estimulação à criação de riqueza;
  • Mostrar produtos e serviços que servem o sector da economia social;
  • Promover o desenvolvimento local através de respostas às situações,  públicos e regiões mais deficitárias, levando à criação de emprego e ao  estímulo à participação;
  • Promover a coesão social, através do combate a diferentes formas  de exclusão social e pobreza, estimulando a criação de emprego e  melhorando as condições de empregabilidade;
  • Facilitar a interacção entre o primeiro, o segundo e o terceiro sector.

(objetivos definidos pela CASES – fonte: http://www.portugaleconomiasocial.fil.pt/visitar-2/)

Entende a FENACERCI que a participação das cooperativas neste tipo de eventos reveste-se da maior importância na medida em que, não só, dá a conhecer muitas das respostas que vem sendo criadas para responder ás necessidades sociais, obrigando as organizações a potenciar meios e recursos que promovem o desenvolvimento sustentável das mesmas, como, representam um papel importante ao nível da empregabilidade de pessoas com e sem deficiência, contribuindo assim, para a criação de riqueza por via da participação inclusiva.

FENACERCI promove Ação de Formação para Pares com Deficiência Intelectual

No âmbito do projeto TOPSIDE + (Oportunidades de Formação para Pares de Apoio com Deficiência Intelectual na Europa), a FENACERCI irá realizar uma segunda semana formativa, com a duração de 40 horas de formação, dirigida a 8 pessoas com deficiência intelectual que tenham interesse em tornarem-se pares de apoio. A formação decorrerá em Peniche entre os dias 20 e 24 de Junho de 2016.

Se conhece pessoas com deficiência intelectual que gostem de ajudar outras pessoas; de aprender coisas novas; de conversar e que possuam experiências de vida que possam ajudar outras pessoas, então esta formação é para elas.

Envie-nos a sua ficha de inscrição para fenacerci@fenacerci.pt até ao dia 14 de Junho de 2016
Para mais informações vá a www.fenacerci.pt

Conferência Europe in Action 2016

Decorreu entre 26 e 28 da maio a Conferência Europe in Action 2016, subordinada ao tema da educação inclusiva.
Participaram nesta conferência mais de 160 pessoas de 24 países, entre profissionais, familiares e pessoas com deficiência intelectual e /multideficiência.
Durante 3 dias foram discutidas questões que se prendem com o papel das famílias na promoção da educação inclusiva mas também de que forma podem os profissionais e as próprias pessoas com deficiência, contribuir para que a escola seja para todos e para cada um. Foram também abordadas as questões relativas à vida depois da escola. Que respostas? Que percursos? Que futuro?
Durante a Conferência teve também lugar a Assembleia Geral da Plataforma Europeia de Autorrepresentantes, que contou com mais de 60 participantes, a sua maioria pessoas com deficiência intelectual. De destacar a presença de autorrepresentantes portugueses em número significativo, mais de metade dos participantes.
As conclusões e também as apresentações estarão disponíveis brevemente no sítio internet da conferência.

FENACERCI participa no 3º Fórum da Cidadania

A FENACERCI marcou presença, na qualidade de moderadora da sessão temática sobre Direitos, no 3º Fórum da Cidadania da cidade de Lisboa que teve lugar no passado dia 28 de maio de 2016, no ISCTE-IUL.

O 3º Fórum para a Cidadania teve por objetivos:

  • Contribuir para uma mais clara perceção e caracterização das situações de privação de direitos na cidade de Lisboa e para a identificação dos processos e dos mecanismos da sua reprodução ao longo do tempo;
  • Contribuir para a definição de prioridades e modos de intervenção, tanto no plano da governação autárquica como no da intervenção cívica associativa; 
  • Partilhar o conhecimento e as experiências da administração autárquica, das organizações cidadãs e densificar as redes colaborativas.

O Fórum culminou com a aprovação da Declaração "Lisboa, Cidade com Direitos", que estabelece princípios e define linhas de política e de intervenção cidadã.

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Email
Email
Copyright © 2015-2016 FENACERCI, All rights reserved.
Fenacerci | Rua Augusto Macedo 2 A | 1600-794 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 21 711 25 80 | Fax. (+351) 21 711 25 81
E-mail : fenacerci@fenacerci.pt

unsubscribe from this list    update subscription preferences 







This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
FENACERCI · Rua Augusto Macedo, 2 A · Lisboa 1600-794 · Portugal

Email Marketing Powered by MailChimp