Copy

FENACERCI NEWSLETTER

Nº 19 - Novembro 2016
Veja este email no seu browser
II Congresso Iberoamericano

II Congresso Iberoamericano
Guadalupe, 20 e 21 de Outubro 2016

O II Congresso sobre Cooperação, investigação e Deficiência decorreu em Guadalupe nos passados dias 20 e 21 de Outubro de 2016, tendo procurado refletir entre os muitos investigadores e organizações da America Latina, as questões ligadas à acessibilidade universal.
Procurando por via das diferentes participações, discutir um conjunto de dimensões que são importantes para a consolidação das práticas de investigação/intervenção das pessoas com deficiência, abordaram-se aspetos significativos sobre a importância do trabalho em rede, a consolidação dos modelos de qualidade de vida desta população e sobre o próprio enquadramento legislativo, diferente nos Paises ali presentes e a sua importância para garantir o cumprimento dos princípios constantes na Convenção dos Direitos das pessoas com Deficiência.
A FENACERCI  congratula-se assim, por ter estado presente mais um ano nesta excelente iniciativa que tem uma importância fundamental no fortalecimento das redes de trabalho, da participação  e diálogo Iberoamericano. Um agradecimento ao Instituto Iberoamericano de Investigação e Apoio à deficiência Intelectual pelo convite e excelente organização da iniciativa.

II Congresso Iberoamericano
Fonte da Fotografia (créditos)
http://www.europapress.es/extremadura/noticia-congreso-iberoamericano-guadalupe-caceres-abordara-retos-plena-inclusion-20160921130916.html

Seminário de encerramento do projeto TOPSIDE+

Seminário de encerramento do projeto TOPSIDE+

No passado dia 8 de novembro teve lugar em Bruxelas o seminário de encerramento do projeto TOPSIDE+. Este evento teve lugar nas instalações do Parlamento Europeu e contou com a participação das eurodeputadas Helga Stevens e Martina Anderson que partilharam as suas ideias sobre a importância do apoio por pares na promoção da inclusão e enquanto suporte a um modelo de apoio à tomada de decisão. A FENACERCI fez-se representar pelas técnicas envolvidas na implementação do projeto e pelo autorrepresentante Albino Silva, formador de pares de apoio e membro do grupo dinamizador da Plataforma Nacional de Autorrepresentantes. A delegação portuguesa teve ainda a oportunidade de partilhar com o eurodeputado Nuno Melo e com a eurodeputada Marisa Matias (que se fez representar pela Dra. Sofia Santos, sua assistente) a necessidade de assegurar que as políticas europeias com impacto na vida das pessoas com deficiência intelectual terem em consideração as necessidades destas pessoas e as envolverem nos processos de decisão. Foi ainda abordada a necessidade de alterar a legislação nacional para assegurar a participação na vida pública e política destas pessoas. No dia 9 teve lugar uma reunião com a ENIL, a Rede Europeia para a Vida Independente, na qual foram discutidos aspetos relevantes que visam assegurar que as pessoas com deficiência intelectual podem viver com a maior autonomia possível, respeitando sempre as suas necessidades de apoio.

Pode consultar as recomendações apresentadas pelo projeto TOPSIDE + no Parlamento Europeu em www.peer-support.eu

Corfebol I Uma Prática Desportiva Promotora da Inclusão

Corfbol Uma Prática Desportiva Promotora da Inclusão

A Federação Portuguesa de Corfebol (FPC) tem vindo a implementar desde o ano passado no âmbito do Programa Desporto para Todos a sua modalidade - o Corfebol.
O Corfebol para Todos é uma iniciativa estratégica da FPC, que pretende alargar os seus campos de intervenção e dar resposta aos crescentes desafios sociais que se colocam à prática desportiva inclusiva. O intuito da FPC consiste em assegurar o planeamento e a execução de medidas a nível nacional que promovam os direitos das pessoas com deficiência e que contribuam para a sua participação ativa na prática desportiva de Corfebol.
Através deste programa, em 2015, foi possível formar Técnicos de 12 organizações da área de Lisboa, que aderiram ao Programa e que trabalharam com as suas equipas sob orientação da FPC, tendo no dia 3 de Dezembro sido realizado o I Torneio de Corfebol para Todos que contou com a presença de cento e muitos atletas.
Este ano, a convite da FPC, a FENACERCI integrou o Projeto Corfebol para Todos, em parceria com a equipa técnica do projeto - Paula Gomes, Alexandra Frias e José Pavoeiro.
Para este ano, o objetivo é formar Técnicos das organizações da área de Leiria e Santarém que aderiram ao Programa, criando diferentes momentos formativos, apetrechando as organizações com Kit Corfebol, e realizar o II Torneio de Corfebol para Todos no próximo dia 12 de dezembro em Rio Maior.

Saiba mais em www.fpcorfebol.pt

Projeto MINCE I Segunda Reunião I Bulgária

Projeto MINCE I Nos dias 15 e 16 de novembro teve lugar a 2ª reunião de parceria do projeto MINCE, em Sófia, na Bulgária. Esta reunião pretendeu aferir o estado de implementação do projeto e dos produtos desenvolvidos pelo mesmo, envolvendo todos os parceiros e promovendo a troca de ideias e experiências que torna mais ricos todos os processos humanos. Foram discutidos de forma aprofundada os conteúdos do Currículo para Mediadores e das linhas de orientação em leitura fácil, bem como a melhor forma de desenvolver o Currículo MINCE para os profissionais da área da deficiência. Foi ainda estabelecida uma data para o Seminário final, que terá lugar em Graz, Áustria, em outubro de 2017. Em fevereiro de 2017 terá lugar o segundo grupo focal do profissionais, que irá testar o currículo para profissionais da área da deficiência.

Pode consultar aqui o folheto de divulgação do projeto.

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Email
Email
Copyright © 2015-2016 FENACERCI, All rights reserved.
Fenacerci | Rua Augusto Macedo 2 A | 1600-794 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 21 711 25 80 | Fax. (+351) 21 711 25 81
E-mail : fenacerci@fenacerci.pt

unsubscribe from this list    update subscription preferences 







This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
FENACERCI · Rua Augusto Macedo, 2 A · Lisboa 1600-794 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp