Copy

FENACERCI NEWSLETTER

Nº 4 - Junho 2015
Veja este email no seu browser
Pirilampo Mágico 2015

Projecto TOPSIDE+ 

TOPSIDE

A FENACERCI encontra-se a desenvolver o Projecto TOPSIDE+,  Oportunidade de Formação para Pares de Apoio com Deficiência na Europa, que tem por objectivo formar pessoas com deficiência para se tornarem Pares de Apoio.

No seguimento do desafio lançado às associadas da FENACERCI para inscrição dos seus clientes na formação TOPSIDE + contámos com um total de 12 inscritos, os quais após um processo de selecção que incluiu o preenchimento de um questionário e a realização de entrevistas individuais nos permitiu seleccionar 8 participantes. Do grupo de formandos fazem parte: Bernardino Soares e o João Pereira  (CERCICA);  Edna Pereira (CECD); Vitor Almeida (CERCIBRAGA); Sandra Trindade e  Sandra Silva (CEERDL);  Jorge Oliveira (CERCIESPINHO) e Carla Rodrigues (CERCIAG). O grupo de formadores é composto por elementos da FENACERCI e por um cliente da CERCILISBOA, o André Mota, que frequentou conjuntamente com a equipa do projeto uma ação de formação em Bruxelas, em Fevereiro de 2015.

A primeira sessão formativa ocorreu no passado dia 27 de Maio de 2015, em Lisboa, nas instalações da FENACERCI. As restantes sessões serão realizadas de forma sequencial durante uma semana, entre os dias 14 – 18 de Setembro de 2015, em local a designar.  

Saiba mais em www.fenacerci.pt

FENACERCI  Nomeada  Representante da Deficiência intelectual no Mecanismo de Monitorização do artº 33º da Convenção!

Na sequência do processo de auscultação das ONG da área da deficiência de âmbito nacional informa-se que de acordo à informação recebida por via do  INR, I.P., obtiveram a maioria, as seguintes organizações:

  • Deficiência Motora – FAPPC (Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral)
  • Deficiência Intelectual - FENACERCI (Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social)
  • Deficiência Orgânica - ANEA (Associação Nacional da Espondilite Anquilosante)
  • Deficiência Visual - ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal)
  • Deficiência Auditiva - FPAS (Federação Portuguesa das Associações de Surdos)
A FENACERCI congratula-se assim por poder exercer, uma vez mais, um papel ativo dentro daquela que é a sua missão – promoção dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou muldeficiência apoiadas pelas suas associadas, pela via de processos de representação e formação sustentadas em lógicas de reconhecimento, validação e acreditação na comunidade e junto dos interlocutores institucionais. Agradecemos o voto de confiança na certeza de que faremos o melhor para dignificar a responsabilidade que nos foi atribuída.

Revista Fenacerci 2015Revista FENACERCI 2015

Temos o prazer de informar que  a edição 2015 da nossa Revista FENACERCI  já se encontra disponível. Nela procuramos ilustrar um pouco daquilo que fazemos, na procura de soluções inclusivas e inovadoras para os problemas e necessidades das pessoas com deficiência intelectual e/ou  multideficiência e respetivas famílias. Entendemos que a partilha de experiências e conhecimento é fundamental para o crescimento das organizações. A Revista encontra-se disponível para visualizar em www.fenacerci.pt, podendo ainda solicitar um exemplar junto da Federação. Agradecemos desde já,  o contributo de todos os que participaram!

SELFENERGY e a FENACERCI assinam Protocolo no âmbito da Eficiência Energética e Sustentabilidade

A Selfenergye e a FENACERCI - Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social assinaram um protocolo que visa apoiar as CERCI´s a preparar os planos de ação para a eficiência energética, quer através de candidaturas a incentivos no âmbito do quadro comunitário Portugal 2020, quer através do recurso a contrato de desempenho energético (modelo ESCO), com o objetivo de introduzir soluções sustentáveis e eficientes de energia em edifícios ou instalações das Instituições.
O protocolo contempla a realização de avaliações energéticas, identificação de oportunidades de racionalização de consumo e consequente proposta de medidas energéticas, apostando em soluções de eficiência energética e sistemas de energia renovável.
Para Saber mais sobre a SERFENERGY vá a www.selfenergy.eu 

FENACERCI ASSINA PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO COM A NOS

A FENACERCI celebrou no passado dia 21 de Abril um protocolo com a empresa NOS que confere condições especiais de subscrição de serviços específicos e/ou produtos da NOS Comunicações SA. Este protocolo inclui diversas vantagens designadamente, ao nível do Serviço de Voz e Internet; Comunicações e Internet no Telemóvel ilimitadas, Linha Express entre outras. O protocolo é extensível ao conjunto das associadas que manifestem interesse em subscrever estes serviços dentro das suas respetivas condições. A assinatura deste protocolo representa assim, mais uma forma, de capitalizar a prestação de serviços com benefícios para as organizações que representamos. 

Projeto Volta Solidária | CERCIESPINHO

O Projeto Volta Solidária tem como objetivo percorrer o perímetro de Portugal em apenas 12 dias. A Helena Lemos e o José Carlos Peixoto pretendem fazer 1828 km em bicicleta. O conceito base é “euros por quilómetros” (€ por Km), conseguindo-se, através dos patrocínios e de apoios do público em geral, assegurar os custos da deslocação, da viatura de apoio e angariar fundos para a aquisição de uma viatura adaptada com rampa elétrica para o transporte de clientes da CERCIESPINHO. Os custos de estadia dos atletas serão assegurados pela Câmara Municipal de Espinho em pousadas de Juventude.
Ao fazer este evento pretende-se evidenciar que as pessoas com deficiência também têm direito à dignidade, igualdade, não discriminação e qualidade de vida. A Convenção dos direitos das pessoas com deficiência estipula a importância de promover, proteger e garantir o pleno e igual gozo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade, autonomia individual, incluindo a liberdade de fazerem as suas próprias escolhas, e assegurar a sua independência. (…). Apela-se assim à participação de todos! Contamos Convosco!
Para saber mais vá a www.cerciespinho.org.pt

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Email
Email
Copyright © 2015 FENACERCI, All rights reserved.
Fenacerci | Rua Augusto Macedo 2 A | 1600-794 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 21 711 25 80 | Fax. (+351) 21 711 25 81
E-mail : fenacerci@fenacerci.pt

unsubscribe from this list    update subscription preferences