Copy

FENACERCI NEWSLETTER

Nº 17 - Setembro 2016
Veja este email no seu browser
Corrida  Pirilampo Mágico

Corrida Pirilampo Mágico I Venha Correr por esta Causa no dia 5 de Outubro

A FENACERCI consciente da importância que a Campanha Pirilampo Mágico tem a nível nacional, seja pelo número de pessoas que se juntam a esta causa por altura da sua realização, seja por via dos fundos que são angariados e que permitem às muitas organizações promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas que atendem, entendeu que seria importante, promover a curto prazo, uma manifestação lúdica desportiva, designada “Corrida Pirilampo Mágico”.
Esta iniciativa tem data agendada para o próximo dia 5 de Outubro de 2016, pelas 10:00 horas, em Lisboa e será realizada em parceria com a RTP/ Antena 1, com o apoio técnico da Xistarca – Promoções e Publicações Desportivas, Lda. e contará também, com uma Caminhada para os que, não podendo participar na primeira, não se vejam impedidos de integrar a segunda.
Para informações mais detalhadas sobre a Corrida ou Caminhada em nome Individual vá a www.xistarca.pt ou contacte através do Tel. 21 3616160 (Xistarca).

X ENCONTRO NACIONAL DE DIRIGENTES I Reserve já na sua agenda…

X ENCONTRO NACIONAL DE DIRIGENTES

A FENACERCI, no âmbito das atividades do Projeto LID – Liderança, Inovação e Desenvolvimento, cofinanciado pelo INR, IP irá levar a efeito nos dias 17 e 18 de novembro do corrente ano o X Encontro Nacional de Dirigentes, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a CERCIBEJA.
O referido evento envolverá cerca de uma centena de interventores entre preletores, convidados e participantes, nomeadamente quadros dirigentes de Cooperativas de Solidariedade Social.
Será um momento chave para dinamização de espaços específicos de discussão/ reflexão que visam contribuir de forma direta para o aumento da qualidade dos serviços prestados pelas Cooperativas, melhorando assim o seu desempenho organizacional.
Dentro em breve disponibilizaremos todas as informações sobre o Evento.
Contamos com a sua presença!!!
Fique atento às notícias!

TOPSIDE + | Próximas Iniciativas: Formação de Formadores e Seminário Final 

TOPSIDE +

No seguimento das incitativas que têm vindo a ser promovidas pela FENACERCI no âmbito do Projeto TOPSIDE +, Oportunidade de Formação para Pares de Apoio com Deficiência na Europa, nos próximos dias 28, 29 e 30 realizar-se-á uma ação de formação de formadores. Esta ação envolverá 12 formandos (6 pessoas com deficiência das associadas da Federação e 6 profissionais de apoio) e terá a duração de 21h.
Esta iniciativa tem por objetivos:  formar novos formadores sobre o conceito de Apoio por Pares; criar uma rede de formadores nesta área e disseminar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos dois anos sobre esta matéria.

No dia 13 de Outubro, realizaremos o seminário final do Projeto TOPSIDE +, fique atento a novas informações e reserva esta data na sua agenda.

FENACERCI assume Presidência da Direção da CONFECOOP para o quadriénio 2016-2019

A CONFECOOP é a organização de cúpula do Setor Cooperativo não Agrícola em Portugal que sem esquecer os objetivos de sustentabilidade económica, acredita que as cooperativas são na sua essência, associações de pessoas que uniram as suas vontades para responder a necessidades ou anseios comuns, na base dos princípios cooperativos, de igualdade de poder, de liberdade e de democracia em que o capital é apenas instrumento e não fonte de poder.

A FENACERCI congratula-se assim, com a nomeação de dois elementos da sua Direção - Professor Rogério Cação como Presidente da Direção e Dra. Rosa Maria Lucas Neto como Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral desta Organização, no passado dia 21 de Junho de 2016, aquando realização da Assembleia Geral para eleição dos Órgãos Sociais I quadriénio 2016-2019. Esta nomeação constitui um desafio e uma grande responsabilidade que aceitamos na premissa de poder exercer, uma vez mais, um papel ativo para o reconhecimento público do Setor Cooperativo como parceiro incontornável ao lado dos demais agentes económicos, sociais, culturais e políticos. 
Agradecemos o voto de confiança na certeza de que faremos o melhor para dignificar a responsabilidade que nos foi atribuída.

Para mais informações vá a http://www.confe.coop/web/missao.html

FENACERCI participa enquanto organização perita na Conferência Internacional do Projeto SNaP I Special Needs and Protection Orders

SNaP
A FENACERCI, a convite do CESIS - Centro de Estudos para a Intervenção Social, participou na qualidade de organização perita na Conferência Internacional do Projeto SNaP (Special Needs and Protection Orders) realizada no passado dia 14 de Setembro, em Berlim.

O projeto SNaP, co-financiado pelo Programa Daphne III, aborda a temática da proteção a mulheres vítimas de violência em relações de intimidade e violência doméstica em situação de particular vulnerabilidade, como sejam mulheres idosas, com deficiência e com problemas de saúde mental. O referido projeto pretende avaliar a eficácia e adequação de medidas e procedimentos criados para diferentes grupos de vítimas em situação de particular vulnerabilidade em cinco países parceiros (Áustria, Alemanha, República da Irlanda, Polónia e Portugal).
A conferência internacional decorreu em dois momentos de trabalho. Num primeiro momento foram apresentados os resultados alcançados pelo projeto em termos comparativos no que reporta ao reconhecimento do que são necessidades especiais na Europa; seguindo-se a exposição de conteúdos relativamente aos resultados alcançados por grupo alvo (mulheres ciganas; mulheres muçulmanas; mulheres africanas; mulheres grávidas; mulheres sem recurso a transportes; mulheres em situação de dependência e com deficiência intelectual; mulheres sem abrigo; mulheres economicamente dependentes e sem abrigo). Num segundo momento, a equipa e os peritos convidados foram divididos em grupo, com o objetivo de refletir e propor recomendações sobre melhorias ao nível de medidas/legislação que visem a proteção das vítimas; de que forma é que essas medidas podem ser implementadas a nível europeu e nacional; que condições de acessibilidade e efetiva proteção devem ser asseguradas de modo a garantir o acesso por parte das vítimas e, por último, que alternativas existem às medidas de proteção existentes. A Fenacerci, enquanto organização perita convidada, participou no grupo de trabalho sobre condições de acessibilidade e efetiva proteção das vítimas, tendo direcionado a sua intervenção, em específico, sobre as vulnerabilidades específicas das mulheres com deficiência intelectual. 
Os contributos recolhidos nesta sessão de trabalho serão a base do Policy Paper que será produzido pela parceria do projeto, bem como canalizados para o relatório final. A Conferência terminou com uma reflexão conjunta sobre estratégias de desenvolvimento e disseminação, a nível internacional e europeu, dos resultados produzidos.

Encontro de Paracanoagem I Macedo de Cavaleiros

Encontro de Paracanoagem

A Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) em parceria com a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), promoveu no passado dias 15 e 16 de setembro, na Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, mais um Encontro de Paracanoagem.
Esta iniciativa, integrada no Projeto "Mais Canoagem para o Rio" do Programa Nacional Desporto para Todos, pretende divulgar esta especialidade e estimular a prática da Paracanoagem em outros locais do território nacional e contou com a parceria da CERCIMAC e do Município de Macedo de Cavaleiros.
Para além da atividade, a organização realizou no dia 15 um workshop sobre a modalidade para técnicos, alunos das áreas de desporto e educação especial, para colaboradores de clubes e instituições desportivas locais.
Participaram mais de 60 pessoas com deficiência provenientes de 6 organizações que coloriram este dia de alegria e emoção.
Um agradecimento a todos os parceiros e participantes desta ação.

FENACERCI marca presença na 3ª reunião da Comissão Executiva do 1º Encontro ODDH

No dia 12 de setembro teve lugar a 3ª reunião da Comissão Executiva do 1º Encontro ODDH, estando a FENACERCI envolvida de forma ativa na preparação do mesmo.
Este encontro, que terá lugar no dia 12 de dezembro de 2016, pretende divulgar o trabalho realizado pelo Observatório e refletir sobre um conjunto de áreas identificadas como prioritárias para a inclusão e o respeito pelos direitos das pessoas com deficiência, estando já confirmada a presença do Dr. Ioannis Verdakastanis, Presidente do EDF.
Para além das sessões plenárias centradas em temas mais transversais à área dos direitos, serão dinamizadas sessões de trabalho sobre Vida Independente, Acesso à Saúde e Reabilitação, Educação e formação ao longo da vida, Rede informal de apoio e suportes humanos e Regimes de inabilitação/interdição.
Marque já na sua agenda!

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Email
Email
Copyright © 2015-2016 FENACERCI, All rights reserved.
Fenacerci | Rua Augusto Macedo 2 A | 1600-794 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 21 711 25 80 | Fax. (+351) 21 711 25 81
E-mail : fenacerci@fenacerci.pt

unsubscribe from this list    update subscription preferences 







This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
FENACERCI · Rua Augusto Macedo, 2 A · Lisboa 1600-794 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp