Copy

FENACERCI NEWSLETTER

Nº 6 - Agosto 2015
Veja este email no seu browser

FENACERCI Apoia CONFECOOP no Protesto contra Integração das Cooperativas de Solidariedade Social no Estatuto das IPSS`s!

Foi publicada no passado dia 27 de Julho de 2015 a Lei 76/2015 que integra as Cooperativas de Solidariedade Social no Estatuto das IPSS´s. Tratou-se de uma medida que foi tomada, mais uma vez, à revelia do setor cooperativo e que, em opinião da FENACERCI, pretende retirar força à posição que tem vindo a ser defendida por esta, ao nível da participação dos representantes do setor cooperativo na negociação e gestão do compromisso social, em plano de igualdade com as mutualidades, misericórdias e CNIS. É fundamental que as Cooperativas se unam em torno da sua identidade, em defesa de uma cultura própria que reconhecidamente temos e que, com o devido respeito, é substancialmente distinta de outros modelos de organização que têm a categoria de IPSS’s. Recorde-se que o estatuto das IPSS’s não configura uma forma jurídica de organização, ao contrário do que acontece com as cooperativas, mutualidades ou misericórdias que representam famílias de organizações da economia social . Entendendo que esta é uma situação que se tem vindo a repetir, a FENACERCI sendo uma das organizações que integra a CONFECOOP, subscreveu a o protesto apresentado por esta em sede do Conselho Nacional de Economia Social e a apresentação de queixa junto da Provedoria de Justiça.

Conferência Europeia “Ouçam a nossa Voz! – a minha vida, as minhas decisões”

Hear Our VoicesA Plataforma Europeia de Autorrepresentantes vai organizar uma Conferência em Madrid, de 2 a 4 de outubro, subordinada ao tema “A minha vida, as minhas decisões”.
A FENACERCI, ciente da importância do tema e da necessidade de capacitar as pessoas com deficiência intelectual para a tomada de decisões, vai apoiar a participação de um grupo de 20 pessoas, das quais 14 são jovens com deficiência intelectual.
Saiba mais sobre a conferência: www.self-advocacy.eu

Abertura de Candidaturas no âmbito do Programa 2020

Medida qualificação e Emprego de Pessoas com Deficiência para a Região de Lisboa.

Portugal 2020Vimos pelo presente informar que estão abertas, até 30 de Setembro, as candidaturas da Medida qualificação e Emprego de Pessoas com Deficiência para a Região de Lisboa.
Mais informações: https://www.portugal2020.pt/Portal2020/Candidaturas-abertas-auto

Nações Unidas lança novo símbolo da Acessibilidade!

O novo símbolo da acessibilidade foi desenhado pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas, em Nova York e será daqui em diante referido como o "logótipo da acessibilidade".
Este logótipo desenhado em forma de círculo, simétrico, procura representar uma harmonia entre os seres humanos em sociedade. Esta figura humana universal com os braços abertos simboliza a inclusão de todas as pessoas, em todos os lugares. Este foi criado para descrever a acessibilidade para pessoas com deficiência, incluindo a acessibilidade da informação, serviços, tecnologias de comunicação, bem como, o acesso físico.
O logótipo simboliza a esperança e a igualdade de acesso para todos, tendo sido revisto e selecionado pelos Grupos Focais que trabalham a área da Acessibilidade e que integra um grupo composto por organizações da sociedade civil representado também pelas organizações das pessoas com deficiência, tais como, pessoas com mobilidade reduzida. O logótipo da acessibilidade é neutro e imparcial. A utilização do logótipo não implica o endosso pela Organização das Nações Unidas ou Secretariado das Nações Unidas.
Para saber mais vá a http://www.un.org/webaccessibility/logo.shtml

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Email
Email
Copyright © 2015 FENACERCI, All rights reserved.
Fenacerci | Rua Augusto Macedo 2 A | 1600-794 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 21 711 25 80 | Fax. (+351) 21 711 25 81
E-mail : fenacerci@fenacerci.pt

unsubscribe from this list    update subscription preferences