Copy

FENACERCI NEWSLETTER

Nº 2 - Abril 2015
Veja este email no seu browser
IIIª Edição do Pirilampo Náutico

IIIª Edição do Pirilampo Náutico 

A FENACERCI encontra-se a preparar a IIIª edição Pirilampo Náutico, a ter lugar no dia 15 de maio, no Centro Náutico Marina Parque das Nações.
Pode ver o vídeo da IIª edição desta ação, em parceria com o Montepio - Mare Nostrum, aqui e a reportagem do programa CONSIGO da RTP (ver minuto 10:30) aqui.

Mês de prevenção de maus-tratos na Infância 2015

Mês de prevenção de maus-tratos na Infância 2015

A Câmara Municipal de Lisboa, a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco e a Associação de Mulheres Contra a Violência associam-se, desde 2008, para a organização de um conjunto de atividades durante o mês de Abril de cada ano, no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. No ano de 2015, procurando alargar a abrangência e os destinatários das iniciativas dinamizadas durante este mês, as entidades promotoras alargaram a rede de parceiros. Neste sentido, a FENACERCI integra a rede de parceiros desta iniciativa e irá participar na dinamização conjunta, com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.,  de 3 ações de sensibilização. Estas ações de sensibilização enquadram-se no preconizado nos artigos 15º, 16º e 17º da Convenção sobre o Direitos da Pessoas com Deficiência e terão lugar em Lisboa (14 de Abril); Évora (21 de Abril) e Porto (28  de Abril). 

O Programa da Campanha do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos 2015, é composto por várias iniciativas, destacando-se: Ciclo Cultural; Ações de Sensibilização; Exposições e a Semana do Filme nas Escolas.

Pretende-se, com a organização desta campanha, consciencializar a sociedade em geral para a importância da prevenção de maus-tratos, fortalecendo o papel e o contributo de cada pessoa para uma sociedade mais igualitária e segura. 

Para mais informações vá a www.fenacerci.pt

Projeto Cherish Your Skills  (CYS)

Projeto Cherish Your Skills  (CYS)Cherish Your Skills  (CYS) foi um projecto europeu, financiamento pelo Programa Sectorial Grundtvig do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, que teve dois anos de duração e envolveu os seguintes parceiros: a  nível nacional, a FENACERCI contou com a colaboração das associadas CERCINA, CERCIPENICHE e CERCICA para a execução do presente projecto. Contando, assim, com o know-how específico destas organizações de terreno com intervenção na área da formação profissional e com experiência desenvolvida através do sistema de reconhecimento, validação e certificação de competências (Centros de Novas Oportunidades). Como entidades consultoras, de âmbito nacional, o projeto contou com a participação do Instituto do Emprego e Formação Profissional e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. 

A oferta de oportunidades de educação e formação de carácter inovador dirigidas a grupos vulneráveis têm um papel muito importante ao nível da redução das assimetrias sociais e da capacitação destes públicos. A Agenda para Novas Competências e Empregos: Um contributo Europeu para o pleno Emprego(2010) recomenda a adoção de estratégias orientadas para os públicos mais vulneráveis, particularmente os desempregados, pessoas com baixas qualificações, com deficiência, com problemas de saúde mental, jovens e idosos, bem como as minorias étnicas. A Estratégia Europa 2020 enfatiza a premissa de que a transição para contextos de aprendizagem em sistemas de qualificação com base em resultados e que apostem, simultaneamente, na validação das aptidões e competências adquiridas em contextos não formais e informais são também de grande importância para o reforço da empregabilidade. As pessoas que se encontram em situação de desempregado ou que não possuem trabalho, especialmente aqueles com necessidades especiais, deficiência e/ou incapacidade, muitas vezes não vêem as suas experiências e aprendizagens reconhecidas, tanto a nível escolar, como profissional. O projeto CYS visou contribuir para a minimização desta problemática, através da construção de um conjunto de materiais que visam reconhecer, validar e certificar as competências chave de pessoas com deficiência intelectual e/ou necessidades educativas especiais adquiridas ao longo da vida, quer através de contextos formais, quer não-formais, bem como através das suas experiências de vida. Estes materiais consubstanciam-se em: a) Passaporte de Competências; b) Módulo de formação sobre interação e comunicação; c) Módulo de formação sobre trabalho em grupo e cooperação e d) Construção de materiais dirigidos a formadores sobre reconhecimento e validação de competências formais e não-formais. 

Para aceder aos produtos do projeto CYS consulte os seguintes endereços: http://skills.gekopwerk.nl/  e Cherish Your Skills handbook

Saiba Mais

Teatro Crinabel Apresenta: "1969"

Teatro Crinabel Apresenta: "1969"O projecto Crinabel Teatro estreia a 17 de Abril no Teatro da Comuna em Lisboa a criação "1969". 
No ano em que comemoram 29 anos de existência, propoem um exercício sobre a identidade. “Mais do que uma especulação sobre o que somos, este espectáculo centra-se naquilo em que o teatro nos transforma, partindo sempre da premissa que o momento teatral, não é mais que um acontecimento que reúne um conjunto de artifícios, para que através da ficção possamos reinventar-nos”. 
Criação Colectiva Crinabel Teatro
Encenação: Marco Paiva

Saiba mais em www.fenacerci.pt

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA FENACERCI

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA FENACERCIA FENACERCI realizou no passado dia 31 de março de 2015, pelas 13h30, mais uma Assembleia Geral, tendo sido o Relatório de Atividades e de Contas aprovado  por unanimidade.
Esta decorreu nas instalações da CERCICA, sitas na Rua Principal, Livramento, no Estoril e contou com a participação de 26 Organizações Associadas às quais deixamos, desde já, o nosso agradecimento.

Portugal 2020

O Portugal 2020 dá finalmente sinais de querer arrancar a sério. Os regulamentos estão publicados e, não tarda, irão começar a ser publicados os avisos de abertura das diferentes candidaturas.
É fundamental potenciar as oportunidades que se abrem com mais este quadro comunitário. Domínios como a modernização da gestão, a eficiência energética ou a qualificação organizacional, surgem como objetivos prioritários que as organizações não podem descurar.
Até porque há oportunidades que podem não voltar a passar. Vamos a isso?

Saudação

Fonte: Mai Magazine

As CERCI’S nasceram com Abril. Por isso saudamos o mês em que dos cravos nasceu a Liberdade. É nessa liberdade que Abril nos devolveu que construímos oportunidades de igualdade para as pessoas com deficiência.

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Email
Email
Copyright © 2015 FENACERCI, All rights reserved.
Fenacerci | Rua Augusto Macedo 2 A | 1600-794 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 21 711 25 80 | Fax. (+351) 21 711 25 81
E-mail : fenacerci@fenacerci.pt

unsubscribe from this list    update subscription preferences