Copy

FENACERCI NEWSLETTER

Nº 18 - Outubro 2016
Veja este email no seu browser
Iª Edição da Corrida Pirilampo I Agradecimento Público

Iª Edição da Corrida Pirilampo I Agradecimento Público

Decorreu no passado dia 5 de Outubro de 2016, na Praça do Império a I Edição da Corrida Pirilampo Mágico cuja Madrinha Oficial foi Rosa Mota e que contou com a participação de mais de 2000 mil pessoas entre as quais algumas figuras públicas, Pessoas com Deficiência, Organizações Associadas da FENACERCI e um sem número de cidadãos que solidariamente, e uma vez mais, se juntaram a nós, numa iniciativa que pretende sensibilizar a opinião pública para esta causa e para a importância da sua participação em iniciativas como esta, que visam promover os direitos desta pessoas.
A FENACERCI agradece a todos os que colaboraram direta ou indiretamente na I Edição da Corrida Pirilampo Mágico. Em nome das Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Multideficiência, o nosso Muito Obrigado e Bem Hajam!

Projeto TOPSIDE +, Oportunidades de Formação para Pares de Apoio Deficiência Intelectual na Europa | Última Fase Formativa 

Projeto TOPSIDE +

No âmbito do projeto TOPSIDE +, Oportunidades de Formação para Pares de Apoio com Deficiência Intelectual na Europa, teve lugar a última fase formativa em Setembro. Esta ação foi dirigida a formadores de pares de apoio, teve a duração de 21 horas e contou com a participação de 9 formandos de associadas da FENACERCI (CERCILISBOA, CERCICA e CERCIAG). Esta formação teve por objetivo formar formadores (profissionais) e coformadores (pessoas com deficiência intelectual) sobre o conceito de apoio por pares, os materiais e metodologia TOPSIDE e, simultaneamente, contribuir para disseminação dos resultados do projeto. Pretende-se que os formadores e coformadores desenvolvam e implementem nas suas organizações a formação TOPSIDE capacitando, desta forma, um maior número de pessoas com deficiência intelectual com ferramentas de comunicação, resolução de problemas, apoio à tomada de decisão e exercício de uma cidadania mais ativa.

Reunião do Grupo de Tarefa para o Estudo das Respostas de Apoio Ocupacional

Reunião do Grupo de Tarefa para o Estudo das Respostas de Apoio Ocupacional

A FENACERCI realizou no passado dia 11 de Outubro uma Reunião do Grupo de Tarefa para o Estudo das Respostas de Apoio Ocupacional. Esta reunião de trabalho procurou dinamizar uma reflexão aberta em torno das questões que se colocam presentemente às organizações sobre o funcionamento destas estruturas a partir de um documento elaborado pela Direção da FENACERCI.
A ideia é definir orientações sobre o futuro funcionamento do Grupo, de uma forma articulada e partilhada e posterior desenvolvimento da ação, tendo em conta que todas as pessoas com deficiência intelectual e multideficiência têm que ter uma resposta adequada ao seu perfil, uma vez terminado o percurso escolar.
As organizações devem estar preparadas para acompanhar a mudança de paradigma que irá forçosamente impor uma alteração ao nível da organização dos serviços, requalificação de recursos, possível criação de respostas sociais sustentadas que sejam capazes de dar resposta às falhas do sistema e, bem assim, tornarem-se uma extensão de serviços indispensáveis na prestação de serviços á população com deficiência intelectual e ou multideficiência. 

Encontro Nacional sobre o Apoio Ocupacional para as Pessoas com Deficiências e Incapacidades: Desafios e Perspetivas I 8 Novembro

No âmbito de convite formulado pela HUMANITAS, posteriormente estendido e aceite pela FAPPC,  no sentido de de promover um espaço de reflexão alargada a todas as organizações sobre o presente e o futuro das respostas ocupacionais irá ter lugar um Encontro Nacional sobre o Apoio Ocupacional para as Pessoas com Deficiências e Incapacidades: Desafios e Perspetivas que irá decorrer na Quinta da Conraria – Ceira 3040-714 Castelo Viegas – Coimbra.
Trata-se de mais um espaço de reflexão, para o qual convidamos todas as associadas, na convicção de que será uma oportunidade relevante para aferirmos o que se faz hoje e o que se espera desta resposta.
Para mais informações deverá contactar via e.mail para fenacerci@fenacerci.pt ou aceder ao sítio da Federação em www.fenacerci.pt

CONSELHO CONSULTIVO DAS FAMÍLIAS

A FENACERCI assumiu como objetivo a Constituição de um Conselho Consultivo das Famílias, cuja principal missão será dar suporte às decisões e orientações a tomar pela FENACERCI em todas as matérias com implicações para as famílias das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência. Para a construção deste Conselho, a FENACERCI irá realizar reuniões descentralizadas em cada quatro zonas do país (Norte, Centro, Lisboa e Sul), contando com o apoio dos Delegados Regionais da Federação, com o objetivo de sensibilizar as famílias para a importância da sua participação; explicar o funcionamento do Conselho Consultivo e eleger os representantes que integrarão a Comissão Permanente. O Conselho a criar, reunirá em sessão plenária uma vez por ano, ou de 2 em 2 anos, mas manter-se-á em funcionamento uma Comissão Permanente constituída por dois representantes de cada região do país.
Para a prossecução da missão da FENACERCI,  que visa a promoção dos direitos e a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência, o envolvimento e participação das famílias é um elemento fundamental. Fique atento às datas de calendarização em cada uma das regiões e registe a sua inscrição.
Contamos com todas as famílias do Movimento CERCI.

Encontro Nacional de Organizações de Formação Profissional

Encontro Nacional de Organizações de Formação Profissional

Numa organização conjunta entre as entidades que fazem parte do Fórum para a Integração Profissional (Fenacerci, Formem, FAPPC, Humanitas) irá decorrer, no próximo mês de novembro, o Encontro Nacional de Organizações de Formação Profissional. O grande objetivo deste Encontro é proporcionar um debate sobre o momento atual e perspetivar o futuro neste domínio especifico de intervenção. Serão apresentados e discutidos os resultados de um inquérito aplicado recentemente às organizações, apresentação esta que será o ponto de partida para os debates a realizar. Oportunamente serão divulgadas mais informações detalhadas sobre o Encontro. Fique atento!

Formação Profissional: Uma situação que tarda em estabilizar

Mantem-se a situação de indefinição em matéria de regularização do funcionamento e financiamento da Formação Profissional. Apesar de parecer resolvido um dos principais problemas, associado à operacionalização do sistema de registo de execução, estamos ainda longe de podermos considerar que a situação se entre normalizada e a demora no acesso aos financiamentos continua a ser preocupante. As Organizações que integram o Fórum para a Integração Profissional continuam, numa ação conjunta, a acompanhar a situação com a proximidade possível.

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Email
Email
Copyright © 2015-2016 FENACERCI, All rights reserved.
Fenacerci | Rua Augusto Macedo 2 A | 1600-794 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 21 711 25 80 | Fax. (+351) 21 711 25 81
E-mail : fenacerci@fenacerci.pt

unsubscribe from this list    update subscription preferences 







This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
FENACERCI · Rua Augusto Macedo, 2 A · Lisboa 1600-794 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp