Copy

FENACERCI NEWSLETTER

Nº 16 - Julho 2016
Veja este email no seu browser
IVª Edição Pirilampo Náutico

IVª Edição Pirilampo Náutico

Ação inserida na Campanha Pirilampo Mágico 2016 que procurou incrementar a matriz de inclusão e valorização da pessoa com deficiência, reconhecendo que o mar também é um veículo de solidariedade e de inclusão. Pretendeu-se com esta ação, facultar às pessoas com deficiência a prática de modalidades náuticas – vela e canoagem, com elevado potencial lúdico, desportivo e terapêutico. Mais de 100 participantes provenientes de 10 organizações coloriram este dia 8 junho de alegria e cheio de emoções.
Um agradecimento a todos os parceiros desta ação, a saber: Centro Náutico da Marina Parque das Nações na pessoa da Filipa Villar e da sua equipa, Comissão de Atletas Olímpicos que contou com a presença dos atletas olímpicos de vela - Joana Pratas e Nuno Barreto, Federação Portuguesa de Canoagem representada pelo selecionador nacional de paracanoagem - Ivo Quendera, Associação Portuguesa da Classe Access, Fundação/ Sporting Clube de Portugal com a presença do coordenador geral de desporto adaptado - José Pavoeiro, aos atletas da paracanoagem - Norberto Mourão e Paulo Santos e aos atletas de hóquei em patins - João Pinto e Poka, CERCINA - Centro de Atividades Aquáticas Adaptadas do Oeste, velejador Nuno Serra e ao técnico - Paulo Peixe, Clube Atlético do Montijo e Oceanário de Lisboa.

IVª Edição Pirilampo Náutico
IVª Edição Pirilampo Náutico

Projeto TOPSIDE+ I Peniche

Projeto TOPSIDE+ I Peniche

No âmbito do Projeto TOPSIDE +, Oportunidade de Formação para Pares de Apoio com Deficiência na Europa, decorreu entre 20 e 24 de junho, em Peniche e com o apoio da associada CERCIPENICHE, a segunda semana formativa sobre Pares de Apoio. Nesta ação foram ministradas 40 horas de formação a 8 participantes de associadas da FENACERCI, a saber: Igor Neto e Bernardina Codinha (CERCIPENICHE); Raquel Lourenço (CECD); João Grilo e Lucas Lopes (CERCICA); Ana Isabel Pereira (CERCILISBOA); Inês Resende e Vítor Ferreira (CERCINA). Esta ação foi ministrada pelas técnicas afetas ao projeto, contanto com a participação do Albino Silva (CERCLISBOA) na qualidade de co-formador. Durante esta semana os formandos realizaram várias atividades, quer de carácter teórico, quer prático, que visaram prepará-los para o papel de par de apoio. 
Esta formação permitirá que as pessoas com deficiência intelectual prestem apoio aos seus pares de modo informal, através da partilha de experiências de vida, da sua valorização pessoal e do reforço de competências de comunicação, identificação e resolução de problemas, cidadania e tomada de decisão. Acrescendo aos conteúdos desenvolvidos durante esta semana, enquadrados diretamente nos objetivos TOPSIDE +, salienta-se a importância desta semana na promoção da autonomia, confiança e responsabilidade de cada participante (dado que os formandos, deliberadamente, não foram acompanhados por pessoas de apoio), a vivência de novas experiências, o estabelecer de novas relações de amizade e o compromisso de futuro de apoiarem outras pessoas com deficiência. No final da sessão foi atribuído um certificado de participação a cada formando.

Da avaliação feita pelos formandos registam-se algumas observações:
"Aprendi o que é um bom e um mau apoio" (Lucas Lopes)
"Aprendi os 4 passos do par de apoio" (Inês Resende)
"Aprendi a resolver problemas" (João Grilo)
"Esta formação reforçou a minha confiança. Sinto-me muito mais segura" (Bernardina Codinha)
"Aprendi que nos podemos ajudar uns aos outros" (Vítor Ferreira)
"Aprendi os 4 passos do par de apoio. Quando penso nesta formação sinto felicidade e coragem" (Raquel Lourenço)
"Gostei muito de saber mais sobre o TOPSIDE +" (Ana Isabel Pereira)
"Aprendi os 4 passos para ser par de apoio e o que é um curriculum" (Igor Neto)
"O que mais gostei nesta formação foi de fazer de dinamizador e de explicar os exercícios" (Albino Silva)

Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência - Uma Parceria FENACERCI I GNR

Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência - Uma Parceria FENACERCI I GNR

No âmbito da parceria estabelecida entre a FENACERCI e a Guarda Nacional Republicana, ao abrigo do Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência realizou-se no passado dia 17 de junho, entre as 10h00 e as 13h00, no USHE - Quartel da Ajuda da GNR uma iniciativa que envolveu cerca de 54 pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência de 7 organizações associadas da FENACERCI  (CERCIAMA, CERCISA, CERCILISBOA, CERCITOP, CERCIPENICHE, CERCIMB e CERCICA). 
Esta iniciativa contemplou a realização de atividades de hipoterapia, cinoterapia, passeios de charrete, demonstração de caninos e deteção de objetos escondidos. Além de proporcionar uma manhã de atividades terapêuticas e lúdicas aos clientes das nossas associadas, esta iniciativa visou a criação de sinergias entre as associadas da Fenacerci e os profissionais da GNR. 

Audiência com a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade

A FENACERCI teve uma audiência no passado dia 7 de junho com a Sra. Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Dra. Catarina Marcelino, na qual apresentou um conjunto de propostas que visam a promoção dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência, nomeadamente sobre matérias relacionadas com a área da violência doméstica e de género e a vulnerabilidade acrescida a que a mulheres com deficiência se encontram sujeitas.
Das propostas apresentadas sublinha-se a aposta na formação e capacitação dos serviços e dos seus profissionais para o atendimento e acolhimento de vítimas com deficiência tendo em conta as suas especificidades, bem como para o reconhecimento e identificação de sinais de violência nestas vítimas específicas; a importância de incluir a população com deficiência nas estratégias de prevenção, tanto em campanhas como nos materiais utilizados, garantindo o princípio da acessibilidade à informação.

Projeto MINCE

Projeto MINCENo dia 29 de junho teve lugar um Grupo Focal para profissionais ao abrigo do projeto MINCE – Modelo Comunitário para a Educação Inclusiva. Este projeto, apoiado pelo ERASMUS+, pretende promover a participação na vida comunitária das pessoas com deficiência intelectual severa, de forma a potenciar a sua inclusão. Durante uma manhã, profissionais das nossas organizações debateram e partilharam ideias sobre diversos aspetos relevantes para esta inclusão, nomeadamente: o que define uma comunidade inclusiva, como podem as organizações apoiar a inclusão na comunidade, que competências deve ter um profissional para promover e potenciar esta inclusão, como envolver as famílias nesta dinâmica, entre outras. Esta sessão de trabalho permitiu recolher informação que será utilizada para elaborar um currículo MINCE para profissionais da área da deficiência, um dos produtos do projeto.

FENACERCI: Certificação com Distinção!

FENACERCI: Certificação com Distinção!A FENACERCI assume a Qualidade como prioridade estratégica, no quadro e princípios da Economia Social, procurando responder continuamente às expectativas dos seus clientes com produtos e serviços de elevada qualidade, assegurando o rigor, ética e o profissionalismo dos seus colaboradores e reafirmando o seu posicionamento socialmente responsável tanto a nível interno como externo, sempre numa perspectiva de melhoria contínua. Assim, a Federação no âmbito do Sistema de Qualidade da Norma ISO: 9001-2008, e após auditoria externa realizada no passado dia 27 de Junho de 2016, vê revalidado o seu estatuto enquanto Entidade Certificada, sem registo de quaisquer não conformidades.
Temos em crer que esta revalidação, suportada no empenho de todos (Dirigentes e colaboradores) constitui portanto, uma mais valia não só para os serviços que prestamos como para as organizações que representamos!

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Email
Email
Copyright © 2015-2016 FENACERCI, All rights reserved.
Fenacerci | Rua Augusto Macedo 2 A | 1600-794 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 21 711 25 80 | Fax. (+351) 21 711 25 81
E-mail : fenacerci@fenacerci.pt

unsubscribe from this list    update subscription preferences 







This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
FENACERCI · Rua Augusto Macedo, 2 A · Lisboa 1600-794 · Portugal

Email Marketing Powered by MailChimp