Copy

FENACERCI NEWSLETTER

Nº 5 - Julho 2015
Veja este email no seu browser
10º Congresso Europeu de Saúde Mental na Deficiência Intelectual

FENACERCI  no 10º Congresso Europeu de Saúde Mental na Deficiência Intelectual! 

A FENACERCI vai marcar presença ativa no 10º Congresso Europeu de Saúde Mental na Deficiência Intelectual a realizar entre os dias 9 e 11 de Setembro, na cidade de Florença, Itália. Este congresso europeu tem como principal objetivo, refletir sobre a “Integração de diferentes abordagens na área do Neuro Desenvolvimento”.
A Federação no âmbito POPH, Eixo 9, Tipologia de Intervenção 6.15 – Educação para a Cidadania – Projetos Inovadores, desenvolveu um projeto denominado “Diagnóstico Duplo: Caracterização, Diagnóstico e Tendências”.  Este projeto de âmbito nacional teve como principais objetivos apresentar uma análise da literatura existente acerca dos conceitos em apreço (definição, características e prevalências), contextos nacionais e internacionais na área dos cuidados/serviços para as pessoas com DD, bem como identificação de práticas bem-sucedidas; e realizar um estudo de âmbito nacional dirigido a profissionais de organizações privadas sem fins lucrativos da área da deficiência e reabilitação (público-alvo pessoas com DI), através da aplicação de metodologias quantitativas e qualitativas de recolha e análise de dados, e apresentar os seus resultados privilegiando a definição da realidade dos serviços e da prevalência do DD, os diagnósticos diferenciais existentes, as necessidades dos profissionais em matéria de formação, recomendações de melhoria da qualidade de atendimento e outros aspetos relacionados com o DD.
Os produtos realizados no âmbito deste projeto, pelo facto de responderem diretamente aos tópicos a abordar no referido congresso, foram objeto de apreciação pelo respetivo Comité Cientifico e recentemente incluídos no programa definitivo. Sendo assim, é com muito agrado que a FENACERCI vê  reconhecido o seu trabalho,  tendo aceite participar de forma ativa com a apresentação de uma infografia/ poster cientifico sobre os principais resultados obtidos pela realização do referido projeto nacional. 
Para mais informações sobre o Congresso clique aqui http://www.mhid.org/.
Para mais informações sobre o Projeto  Diagnóstico Duplo: Caracterização, Diagnóstico e Tendências clique aqui.
Download Infografia Digital Dual Diagnosis
Download cartaz do 10º Congresso Europeu de Saúde Mental na Deficiência Intelectual

LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES FOMATIVAS

O Núcleo de Formação e Qualificação da FENACERCI  realizou um novo diagnóstico de necessidades formativas, entre o dia 1 e 31 de Maio de 2015, o qual teve por objetivo identificar as necessidades formativas dos profissionais que trabalham na sua rede de associadas, entidades congéneres e parceiras. 
Para o efeito foi construído um questionário on-line que permitiu aos respondentes identificar as condições em que gostariam de frequentar futuras ações formativas, bem como as áreas que consideram primordiais desenvolver/consolidar para o exercício das suas funções. O referido questionário de levantamento de necessidades formativas foi estruturado em 3 partes: a) dados de caracterização; b) identificação de necessidades formativas; c) condições para a frequência de formação. 
Registou-se a participação de 88 respondentes, que na sua  maioria (57%) possuem vínculo contratual a associadas da FENACERCI. De entre os motivos elencados para a frequência de formação profissional verificou-se que a maioria dos respondentes considera a mesma como uma ferramenta fundamental para a aquisição de novos conhecimentos (40%), a melhoria no desempenho profissional (34%) e o aperfeiçoamento de competências (18%). 
No que reporta à identificação de necessidades formativas em matéria de gestão organizacional verificou-se que a maioria dos respondentes identificou como ações prioritárias as seguintes: gestão do stress; gestão de recursos humanos;  processos de gestão e certificação da qualidade; gestão de organizações sem fins lucrativos; liderança e team building;  comunicação nas organizações sem fins lucrativos; gestão de oportunidades no Portugal 2020; angariação de patrocínios; legislação laboral e segurança social e economia social e solidária. 
Da análise à identificação de necessidades formativas no domínio da intervenção organizacional verificou-se que a maioria dos respondentes identifica como necessidades prioritárias as seguintes:  métodos e técnicas de trabalho com pessoas com deficiência;  igualdade de género e deficiência; primeiros socorros e suporte básico de vida; ética e deficiência intelectual; modalidades de parceria com a família; deficiência intelectual, diagnóstico duplo e doença mental; sexualidade na deficiência; qualidade de vida e envelhecimento; maus-tratos e deficiência; empowerment e autorrepresentação e factores comunicacionais no processo de aprendizagem. Agradecemos desde já a todos os que colaboraram!
Para mais informações poderá consultar o Relatório de Necessidades Formativas em
www.fenacerci.pt  

IIIª Edição do Pirilampo Náutico

IIIª Edição do Pirilampo Náutico 

26 de maio 2015 - Centro Náutico - Marina Parque das Nações, Lisboa

Queremos agradecer e registar o sucesso que foi esta IIIª Edição Pirilampo Náutico, sem dúvida uma experiência enriquecedora e especial para todos os participantes. Foi difícil ficar indiferentes aos sorrisos, à motivação dos grupos e aos momentos vividos dentro e fora de água.
Participaram nesta IIIª edição 10 associadas da FENACERCI aproximadamente 100 participantes (CERCIAMA – CERCIOEIRAS - CERCIMB - CERCITOP - CERCILISBOA – CERCIMOR   CERCINA – CECD – CERCIPENICHE – CERCIG).
Esta ação contou com o envolvimento de vários parceiros: Centro Náutico da Marina Parque das Nações, Comissão de Atletas Olímpicos, Federação Portuguesa de Canoagem, Associação Portuguesa da Classe Access, Câmara Municipal do Montijo através Projeto Incluir +, Sporting Clube de Portugal, Clube Atlético do Montijo e Oceanário de Lisboa.


A todos o nosso Muito Obrigado!


5ª Conferencia Internacional de Investigação sobre Economia Social

O CIRIEC - Portugal e CIRIEC - International encontra-se a organizar em parceria a 5ª Conferencia Internacional de Investigação sobre Economia Social que se irá realizar entre os dias 15 a 18 de Julho em Lisboa, nas instalações do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE. 
O tema principal desta Conferência será “A Economia Social num mundo global”. Uma vasta panóplia de temas serão abordados por parte de investigadores da área da Economia Social através da realização de sessões plenárias e de workshops especializados. Estima-se que o Congresso acolha mais de 400 investigadores e pessoas interessadas no tema oriundos de todos os continentes.

Para mais informações vá a http://www.mundiconvenius.pt/eventos/2015/ciriec2015/

FENACERCI Eleita Membro de Direção da ARFIE

A FENACERCI participou na Assembleia Geral da ARFIE realizada no passado mês de Junho, em Itália. Entre outros assuntos de interesse acrescido para o trabalho a desenvolver por esta Rede de Investigação conjuntamente com os seus membros associados, houve igualmente lugar à realização de um ato eleitoral para a constituição da nova direção da Rede.

A Federação apresentou a sua candidatura e findo o processo eleitoral passámos a figurar como membros da Direção, representada pelo Dr. Joaquim Pequicho.
Julgamos ser um momento marcante no que respeita ao trabalho futuro que se pretende desenvolver em prol da defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual assim como um claro contributo para a melhoria dos serviços prestados junto desta população pelas nossas organizações associadas. 
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Email
Email
Copyright © 2015 FENACERCI, All rights reserved.
Fenacerci | Rua Augusto Macedo 2 A | 1600-794 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 21 711 25 80 | Fax. (+351) 21 711 25 81
E-mail : fenacerci@fenacerci.pt

unsubscribe from this list    update subscription preferences