Copy
Bom dia!

Tenho pensado muito sobre o quanto estar consciente e presente em minhas escolhas é crucial para a vida que desejo levar. Isso vale também para a escrita, é claro, e portanto também para a edição.

Eis uma pergunta que recebo bastante: "meu texto está bom?". Difícil responder sem primeiro estabelecer um critério a ser observado. Eu costumo perguntar o que a pessoa queria alcançar com o texto, mas nem sempre recebo uma resposta – nem sempre a pessoa pensou em algo antes de escrever.

Gosto de usar lentes específicas para olhar e avaliar um texto. Roubei essa ideia de um livro The art of game design: a book of lenses, de Jesse Schell. Nenhuma lente é imprescindível, mas cada lente pode me ajudar a estabelecer um relacionamento com o texto que estou lendo. Posso usar uma lente com palavras, frases, parágrafos, capítulos, partes, livros, coleções etc.

Veja, por exemplo, a lente da curiosidade. Isso que estou lendo atiça a curiosidade para saber mais?

Essa é uma pergunta que costuma ser respondida no campo da narrativa. Alguns textos são causadores de muita curiosidade. Outros, não.

Joana acordava todos os dias no mesmo horário.

Talvez algumas pessoas queiram saber o porquê e fiquem curiosas. Eu, por exemplo, não quero. Acordar todos os dias parece-me tão ordinário, tão regular, tão sem motivos para me despertar a atenção ou curiosidade.

Quero propor um exercício criativo. Responda este e-mail com:
  • uma versão modificada dessa frase; ou
  • mantenha essa frase intacta e acrescente uma segunda que aumente o nível de curiosidade do leitor.
Na próxima semana, trarei algumas das respostas para observarmos a lente da curiosidade em ação. Estou curioso para saber o que você fará com esse desafio. A maioria das pessoas deixará de lado ou para depois, e nunca o farão. E você?

Até semana que vem!

Com carinho,
Tales






This email was sent to <<E-mail>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Ninho de Escritores · Rua dos Apoios · 1 · Sao Paulo, ME 04000000 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp