Copy
Bom dia :)

Esses dias fui tocado por uma mensagem: "quando cansar, em vez de desistir, aprenda a descansar". Por trás dela há uma ideia: persista.

Em 2013, uns bons sete anos após eu haver desistido da escrita, um concurso literário com temática LGBT apareceu no meu caminho. Pensei em participar, mas lembrei-me de todas as críticas que já havia recebido e considerei que seria melhor continuar deixando a escrita de lado. Aí descobri um livro lançado pela mesma editora que estava organizando o concurso. Lendo-o, fiquei apavorado: eu escrevia melhor do que aquele autor! Como então ele estava publicado e eu não?

(Uma nota importante: hoje eu sei que escrever melhor que alguém é uma ideia muito equivocada. Naquele tempo, entretanto, ainda seguia essa noção de que algumas pessoas e obras são melhores que outras. Que bom que isso já passou!)

A grande diferença entre nós dois é que o autor do livro persistiu escrevendo mesmo nos momentos difíceis e terminou histórias inteiras, uma das quais virou livro.

Desde então, voltei a escrever, mas ainda hoje às vezes me agarro à ideia de que me falta algo e de que deveria desistir. Desistir é mais fácil que persistir, pois o resultado já está estabelecido de partida: não tem risco. Muitas vezes, a certeza do não tentar dói menos que a incerteza do tentar.

É com tristeza que observo muitas pessoas começando a se dedicar à escrita e apenas para desistirem logo depois. Descobrem que podem criar histórias e daqui uns meses estão soterradas pela rotina, deixando de lado uma arte que lhes é tão cara.

"Ah, mas meu texto ainda não é bom..."

E daí? O único jeito real de um texto melhorar é se ele ganhar existência. O mesmo para boas histórias, tramas complexas, conexões entre ideias etc. Só dá pra melhorar o que existe, e pra existir precisa praticar e persistir na prática.

Se você quer escrever, persista.
Continue escrevendo.
Não há outro jeito.
Até quinta-feira (dia 20) estão abertas as inscrições para o curso Pense como um escritor. Se você quer começar 2019 cuidando da própria escrita e aprimorando sua habilidade com o texto junto ao Ninho de Escritores, essa é a sua oportunidade.

Para saber mais, acesse a página do Pense como um escritor.

Tales
do Ninho de Escritores






This email was sent to <<E-mail>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Ninho de Escritores · Rua dos Apoios · 1 · Sao Paulo, ME 04000000 · Brazil