A história do Recife através do açúcar
A duas décadas da comemoração dos 500 anos da capital pernambucana, o Museu da Cidade do Recife abre, a partir do dia 19 de março, sua mais nova exposição anual, que vai remontar a trajetória do município a partir do açúcar. DOC(E) RECIFE abordará a importância do produto para a economia, o desenvolvimento urbano e as relações sociais, além de estimular nos visitantes proposições sobre o futuro da metrópole.
A partir de gravuras, mapas históricos, fotografias, textos, peças arqueológicas, decorativas, utilitárias e animações, a mostra vai tecer uma narrativa histórica com o objetivo de despertar reflexões acerca da memória dos primeiros habitantes do território (anteriores a 1537), que hoje se faz presente em muitos nomes de ruas, de bairros e nos adornos escultóricos de praças e prédios; a cultura do açúcar trazida pela colonização portuguesa, forte influência em nossa gastronomia, no modo de viver e na arquitetura e urbanismo; como também, o desenvolvimento da cidade que se construiu a partir da junção das terras dos engenhos de açúcar com um porto exportador de mercadorias. Aguardem!
Aniversário do Recife com ato cívico

Nesta sexta-feira, dia 11 de março, o Museu antecipa a comemoração do aniversário da cidade, por determinação de lei municipal, que oferece a opção de data do evento quando o dia 12 coincide com um sábado. Seus 479 anos serão festejados com o hasteamento da bandeira, execução do hino oficial do município pela banda da Secretária de Educação, visita de 500 alunos de escolas municipais. Na ocasião, também será apresentado o projeto educativo "Doce Baú", uma contação teatralizada de história com base nos elementos da cultura do açúcar. A performance será feita pelo ator Adriano Cabral.
O olhar apurado da francesa Dominique Berthé
Do seu primeiro carnaval olindense, em 1997, até a passagem pela Chapada Diamantina, em 2015, a artista visual francesa, radicada no Brasil desde 2000, Dominique Berthé capturou, com olhar curioso, apurado e sensível, imagens diversas, principalmente do Nordeste. O resultado desse mapeamento imagético, que percorreu cidades como Petrolina, Recife, Ipojuca, Ceridó e Triunfo, está na compilação de 96 fotografias que compõem o livro Paisagem, lançado no Museu da Cidade do Recife, no último dia 5 de março. O lançamento contou com a presença da crítica de arte e professora Maria do Carmo Nino, da escritora, poeta e pesquisadora Maria Alice Amorim e da curadora Joana D´Arc Souza Lima, todas envolvidas no projeto do livro, que vai se transformar também numa exposição, a ser aberta no 14 de julho, no museu, ficando em cartaz até 28 de agosto.
50 anos de Chico Science serão celebrados
Neste domingo, 13 de março, será celebrado o dia de nascimento de Chico Science. Se estivesse vivo, o líder do movimento Manguebeat completaria 50 anos agora. Para marcar a data foi preparada uma programação envolvendo exposição, mostra de vídeos, roda de diálogo e apresentação. As atividades acontecem no próprio domingo, às 16h, no Museu da Cidade do Recife, promovidas numa parceria entre o Museu, o Memorial Chico Science, e o Departamento de Fotografia da Unicap.
Abrindo a agenda comemorativa, o público poderá conferir uma mostra de vídeos que começa com a exibição do documentário O Mundo é uma Cabeça. Às 17h, tem início uma Roda de Diálogo com os curadores da exposição Manguebeat, que encerra sua temporada no Museu. Logo depois, o fotógrafo Gil Vicente traz o seu olhar sobre Chico Science numa palestra recheada de imagens e histórias. Já no encerramento, o Grupo MPB Unicap se apresenta com o “Tributo a Chico Science”, com um repertório recheado de grandes sucessos músico pernambucano. Toda a programação tem entrada franca ao público.
Programe-se:
11 de março, a partir das 14h - Comemoração do aniversário do Recife
13 de março, a partir das 16h – Cinquentenário de Chico Science, com programação cultural
19 março, às 16h -Abertura da exposição DOC(E) RECIFE
30 de março, das 9h às 19h - Palestra sobre o Bicentenário da Revolução de 1917, com o professor José Luiz da Mota Menezes. |