|
“Capibaribe meu rio” em cartaz no Museu da Cidade
"Capibaribe meu rio" é o nome da nova exposição de longa duração do Museu da Cidade do Recife. A mostra pretende chamar a atenção dos pernambucanos para se apropriarem do Capibaribe e buscar soluções para esse rio, que vem sentindo, ano após ano, os impactos da falta de preservação. Com curadoria da arquiteta Betânia Corrêa de Araújo e do historiador Dirceu Marroquim, a exposição reúne fotografias do rio desde a década de 1940 até os dias atuais; áudio de poetas que citam o Capibaribe em suas obras; imagens cartográficas e curtas-metragens feitos sobre o rio, que é de grande importância não só para o Recife, como para diversas cidades do interior do Estado.
Dona Capiba para crianças

Como acontece em todas as exposições organizadas pelo Museu, também foi pensado um espaço para as crianças na mostra “Capibaribe meu rio”. A atividade, que acontece até o dia 25 de abril, é comandada pela contadora de estórias Mariane Bígio, que apresentará para os pequenos o cordel “Rio das Capivaras”. O folheto, escrito por Mariane com ilustração de Emerson Pontes, narra o encontro de Dona Capiba, uma simpática capivara, com uma visitante da cidade. Informações pelo e-mail educativomcr@gmail.com ou pelo telefone 3355-9558.
Inscrições abertas

A água sempre foi um elemento importante na história da cidade, seja através da presença dos rios Capibaribe e Beberibe, pelo mar, ou até mesmo pelas chuvas. Vários espaços antes ocupados pela água foram, ao longo de quase 500 anos, sendo tomados, transformados e construídos através das necessidades daqueles que o ocuparam, (re)modelando a cidade. Na próxima edição do curso "O Recife: histórias para aprender e contar", que acontece no dia 18 de abril, das 9h às 13h e das 13h às 16h, no Museu, os participantes terão a oportunidade de conhecer o Recife e a sua relação com a água desde sua origem até as transformações urbanas atuais. O curso será ministrado por Emerson Pontes, gerente de educação patrimonial do Museu; e por Sandro Vasconcelos, gerente de Museologia e Iconografia. O investimento é de R$ 20. Inscrições pelo e-mail: historiasparaprender@gmail.com
Programe-se:
17/04 – Homenagem do Recife ao prefeito Pelópidas Silveira (1915/2015)
18/04 – Curso O Recife das águas: histórias para aprender e contar
|
|
|
|
|